CLIMA » Google e PCR instalam sensores pela cidade

Publicação: 25/03/2025 03:00

A capital pernambucana acaba de se tornar a primeira cidade do Nordeste a receber os sensores do projeto Air View+, uma iniciativa internacional liderada pelo Google, em parceria com a startup indiana Aurassure e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). O projeto conta com o apoio da Prefeitura do Recife e pretende monitorar a qualidade do ar em tempo real, fornecendo dados essenciais para a formulação de políticas públicas ambientais e o fortalecimento da educação climática.

Os sensores foram instalados em escolas municipais e no prédio sede da Empresa Municipal de Informática (Emprel), permitindo a captação de informações geolocalizadas sobre a presença de poluentes atmosféricos. Essas informações são integradas ao Centro de Operações do Recife (COP), que gerencia diversas redes de infraestrutura urbana da cidade. Com isso, torna-se possível cruzar os dados de qualidade do ar com outras bases de sensores já existentes, otimizando a resposta a eventos ambientais críticos e melhorando a gestão dos serviços urbanos.

AÇÕES
“O Air View representa um avanço na forma como usamos tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Com esses sensores, conseguimos mapear a poluição atmosférica e transformar esses dados em ações concretas para tornar Recife uma cidade mais resiliente e sustentável”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.