EMPRESAS FALSAS » Bandidos criam novo golpe para a internet

Publicação: 22/05/2025 03:00

O delegado Eronides Meneses está à frente da DPCRICI (Nivaldo Fran/DP Foto)
O delegado Eronides Meneses está à frente da DPCRICI
Uma nova modalidade de crimes cibernéticos vem causando mais prejuízos para vítimas pela internet, principalmente para pessoas e empresas que acessam sites suspeitos ou conteúdos promocionais que aparecem nas redes sociais e nos próprios aplicativos de busca. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), Eronides Meneses - em entrevista ao DiarioCast, o podcast do Diario de Pernambuco - os criminosos estão criando sites e contas falsas, em nome de empresas grandes, fazendo com que as vítimas acreditem que estão pagando e navegando no lugar correto.

“Com isso, quando a pessoa vai fazer o pagamento, ela acredita que está pagando realmente para aquela grande loja, mas na verdade ela está fazendo o pagamento para uma conta falsa” alerta o delegado.

ANÚNCIOS
A maioria dos casos acontecem com o acesso de anúncios e propagandas bem chamativas nas redes sociais. Segundo o delegado, as principais vítimas são idosos, que na sua maioria não têm habilidades com essas novas tecnologias. Porém, empresas que não investem em segurança digital também têm caído bastante nesses golpes.

“Os idosos são as principais vítimas desses golpes por causa da falta de capacitação ou instrução.  Mas, vem crescendo bastante hoje em dia, os casos de empresas que não investem em segurança digital. Muitas vezes, infelizmente, tem empresas que colocam um analfabeto digital para cuidar da conta bancária que movimenta milhões, sem dar nenhuma capacitação”.

A entrevista completa do delegado está disponível no canal do DP no Youtube.