PCR inicia campanha de vacinação

Publicação: 03/04/2025 03:00

Começa hoje, no Recife,  a campanha de vacinação contra a gripe. Na primeira etapa, a imunização será voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde. Segundo a Prefeitura do Recife, a vacina estará disponível em 170 salas  na cidade, além de três centros de vacinação localizados nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista.

A capital recebeu 37.990 doses da vacina, na primeira remessa. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a prioridade inicial é proteger aqueles mais vulneráveis a complicações, como crianças pequenas, gestantes, idosos e profissionais da saúde, que lidam diretamente com a população. Com a chegada de novos lotes enviados pelo Ministério da Saúde, outros grupos serão incluídos na campanha.
 
REDE
"Nosso objetivo é reduzir internações e óbitos, garantindo uma proteção mais ampla contra a gripe. Por isso, além das unidades de saúde, disponibilizamos pontos de vacinação em shoppings da cidade para ampliar o acesso. Também temos 58 unidades de Saúde da Família Mais (USF Mais), que estão com salas de vacinação abertas em horário ampliado, das 7h às 19h, sem intervalo", explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A vacina contra a gripe pode ser administrada com outros imunizantes do calendário vacinal, incluindo a da Covid-19. "A imunização anual contra a gripe é fundamental para garantir proteção contra as cepas mais recentes do vírus. Desde 2009, sua composição é atualizada anualmente para acompanhar as mutações do Influenza. A versão deste ano é trivalente, oferecendo defesa contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B", explica Nádia Carneiro, gerente do Programa de Imunização do Recife.

Ela reforça que o imunizante é seguro e recomendado para todos os grupos elegíveis, com exceção de pessoas com febre moderada ou grave ou com diagnóstico recente de Covid-19, que devem aguardar a recuperação completa antes de receber a dose.