PROFESSORES » Sintepe e governo entram em acordo

Publicação: 25/04/2025 03:00

Profissionais da rede estadual de educação aprovaram ontem a proposta de acordo apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e negociada com o governo do estado. Com isso, os professores vão receber um reajuste salarial entre 6,27% e 8,38%.

O ajuste também contemplou as carreiras de analistas e administrativos, que terão um aumento linear de 6,27%, inclusive para o apoio escolar. Esses servidores também tiveram suas demandas atendidas para reorganizar a flexibilidade da carga horária entre 30 e 40 horas, da forma que for melhor para o servidor. O pagamento dos reajustes será realizado em junho de 2025 para toda a categoria. Os valores retroativos de janeiro a maio, para quem estava abaixo do piso salarial, também serão pagos em junho de 2025.

FAIXAS
O governo acatou a reivindicação do Sintepe de destravar a progressão nas faixas salariais da educação. Com isso, houve alteração dos interstícios (intervalos onde há aumento de salário dos servidores). Entre as faixas A e B, haverá mudança de 1% para 1,5%. Entre as classes I e II,  haverá mudança de 2 para 2,5%. Deste modo, haverá mobilidade na carreira, apesar de não ser a idealizada pelo Sindicato. Nas faixas C e D e nas classes III e IV continuam os interstícios atuais.

As demais pautas de reivindicação no que diz respeito a estrutura das escolas, merenda escolar, climatização das salas, continuarão sendo discutidas entre sindicato e governo nas próximas rodadas da mesa de negociação.