Apac alerta para chuvas moderadas a fortes, hoje

Publicação: 01/07/2025 03:00

Além do avanço das construções, o rio sofre com assoreamento e com o despejo de resíduos de empresas e moradores. Em suas margens, é possível observar a presença do lixo, que entope canaletas e dificulta a circulação da água. “Na minha rua não passa coleta de lixo. Parte do pessoal queima, mas muita gente deixa lá acumulando, porque não quer subir uma ladeira grande para colocar o lixo onde recolhem”, disse uma moradora do Loteamento, que preferiu não se identificar.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o secretário de Comunicação e Imprensa de Igarassu, Alex Moriá, disse que a coleta de lixo do Loteamento está regularizada. “A limpeza dos rios, canais e canaletas é feita regularmente. Inclusive, fizemos uma limpeza desses rios que transbordaram recentemente. O problema é que a cidade está praticamente na mesma altura do mar, então junta maré com chuva e temos uma inundação. A limpeza de cada bairro é feita de forma regular, com seus dias de coleta”, afirma.
A prefeitura está recolhendo doações para as famílias desabrigadas, tanto de roupas quanto de alimentos não perecíveis. “Nosso município declarou emergência e criou alguns pontos de arrecadação. Os populares que quiserem ajudar podem levar os materiais para a sede da Guarda Municipal”, orienta o secretário.