Velocidade no Estelita será reduzida para 40 km/h Com a implantação de um sistema viário que inclui retornos, passagens de pedestres e ciclovias, a CTTU definiu que será preciso implantar a mudança

Publicação: 24/07/2025 03:00

O novo complexo viário ainda vai receber uma nova (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
O novo complexo viário ainda vai receber uma nova
A implantação do novo sistema viário na área do Cais José Estelita, na área central do Recife, vai resultar na redução da velocidade máxima permitida de 60 km/h para 40 km/h. A informação foi dada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) diante das dúvidas surgidas entre os condutores que trafegam pela região por conta da recente alteração na sinalização de velocidade. Um dos principais pontos de repercussão é a curta distância entre as placas que indicam esses dois limites.

De acordo com a CTTU, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na Avenida Engenheiro José Estelita ainda não estão em operação. Segundo o órgão, a legislação de trânsito exige que a via esteja devidamente sinalizada antes que os radares entrem em funcionamento, incluindo a indicação clara do limite de velocidade. 

“A antiga configuração viária do Cais José Estelita previa velocidade de até 60 km/h. No entanto, com a reestruturação da área, que passou a contar com retornos, passagens elevadas para pedestres e ciclofaixa, o novo limite será de 40 km/h”, explicou a CTTU, por meio de nota.

Ainda de acordo com o órgão, a sinalização antiga já começou a ser removida: a placa de 60 km/h localizada na descida do Viaduto das Cinco Pontas foi retirada na última sexta-feira (18). A autarquia está finalizando a instalação das novas placas que informam sobre a presença dos radares, bem como o processo de homologação dos equipamentos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A CTTU também reforçou que o início da operação dos equipamentos será informado previamente nos canais oficiais da Prefeitura do Recife.

PROJETO
A implantação do projeto Novo Cais, na área do Estelita, fez mudar completamente o tráfego no local. Os dois sentidos da pista que ficava na beira da água, entre os bairros de São José e a Cabanga, foram definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública.

Com o novo sistema viário, o fluxo de veículos foi levado para as seis faixas, três em cada sentido. Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário, com custo total de R$ 50 milhões.

Até o dia 30 de agosto, será finalizada a obra de implantação da alça viária da Cabanga, na Zona Sul do Recife. O projeto servirá para fazer uma nova conexão no trânsito entre a Avenida Antônio de Góes e as novas faixas do Estelita.