A festa é do Grupo Bongar Pernambucanos lançam DVD com show gratuito na Torre Malakoff, às 18h

Publicação: 09/02/2014 03:00

Festa de terreiro foi gravado em junho de 2012 (FESTA DE TERREIRO/DIVULGAÇÃO)
Festa de terreiro foi gravado em junho de 2012

A arte na religião. E viceversa. No DVD ao vivo Festa de terreiro, os integrantes do Grupo Bongar seguem tentando transpor para o artístico o que vivenciam desde a infância nos cultos da Nação Xambá, comandados pela avó dos seis músicos, a saudosa yalorixá Mãe Biu. O mais novo trabalho da banda, que junto com a Orquestra Contemporânea de Olinda representou a música brasileira na feira internacinal de música Womex, em 2013, será lançado hoje, às 18h, com show gratuito na Torre Malakoff.

Segundo Guitinho da Xambá, vocalista do Bongar, a ideia é celebrar a fé e o orgulho das raízes culturais. “A festa no terreiro é um momento em que a gente faz da música um elemento de conexão com a espiritualidade. Por isso, o DVD reúne imagens da gente tocando no terreiro e do povo do terreiro dançando no palco do Bongar”, conta.

A apresentação à qual Guitinho se refere ocorreu no Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, em junho de 2012, pouco antes da tradicional festa Coco da Xambá. Entre as participações especiais, a do multi-instrumentista Juliano Holanda, da flautista Cecília Pires, dos coquistas Adiel Luna e Zé de Teté, além do pianista e maestro paulistano Benjamin Taubkin.

“Já tínhamos vivenciado o som de outros músicos do universo de Benjamin, do meio erudito, mas eles entendiam nossa música como algo a ser lapidado, e isso era ruim”, lembra Guitinho ao explicar a longeva parceria, iniciada em 2007. “Mas ele nos entendeu pelo que somos e formamos uma parceria rica”, opina. Benjamin Taubkin assina a direção musical do DVD lançado nesta noite, que foi premiado pelo Funcultura.

xambá


Samba de gira
O repertório do show de lançamento do DVD Festa de terreiro inclui a apresentação de músicas inéditas que estarão no próximo CD do Grupo Bongar, que já tem o título de Samba de gira. A produção musical do futuro álbum será assinada pelo paulista Beto Villares com o pernambucano Juliano Holanda (foto). As gravações começam em março.

Novo Ylê Xambá
 O Grupo Bongar criou uma campanha para angariar recursos para reforma da sede do Terreiro de Xambá, fundada em 1950. Para isso, a renda do DVD, que custa R$ 30,  será revertida para as obras. Festa de terreiro está à venda nas lojas Oficina da Música e Passa Disco. As doações podem ser feitas ainda via Banco do Brasil (Ag. 1814-7 e CC 34775-2).

Serviço

Show de lançamento do DVD Festa de terreiro
Quando: Hoje, a partir das 18h
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, Bairro do Recife)
Quanto: Gratuito
Preço do DVD: R$ 30