Publicação: 18/03/2014 03:00
![]() | |
Mostra será aberta hoje, na Arte Plural, com 29 imagens |
“No começo, queríamos o máximo de escuridão, mas, ao longo das dez noites do projeto, passamos a explorar as fases da Lua para alcançarmos um bom resultado. A Lua funciona como o Sol, e nos surpreendemos com a luminosidade que ela tem no Sertão. Nossa intenção era mostrar a plasticidade e a poesia do Sertão”, relembra Lia. A dupla aproveitou imagens tiradas em seis cidades: Buíque, Floresta, Flores, Algodões (Sertânia), Serra Talhada e Ibimirim.
Segundo Gustavo e Lia, que trabalham na Lusco Fotografia, não havia programação rígida do que iam encontrar durante a viagem. As fotos refletem esse desejo de busca: nelas, estão paisagens que unem o passado e o presente, as pessoas e a natureza. “Quando nós explicávamos o motivo das imagens, as pessoas ficavam orgulhosas em participar, por causa da fuga do clichê da secura do Sertão”, pontua o fotógrafo.
“A literatura traz muito essa beleza do sertanejo. É um Sertão impressionista: as fotos não falam tanto do que eles veem, mas do que eles sentem”, avalia a curadora da exposição, Simonetta Persichetti. (I. B.)
Serviço
Entremeios, de Gustavo Bettini e Lia Lubambo
Onde: Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Quando: Abertura, hoje, às 19h. Visitação: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, das 16h às 20h
Informações: 3424-4431
Os artistas
Gustavo Bettini
Natural de São Paulo, o fotógrafo iniciou sua carreira com a imagem em Pernambuco, onde mora desde 2000.
Lia Lubambo
Começou com fotojornalismo em Pernambuco. Já passou oito anos em São Paulo e três em Nova York. Hoje, trabalha com Bettini na Lusco Fotografia.