Por dentro do Universo
Remake da série Cosmos estreia hoje no Brasil pelo canal NatGeo depois de encantar milhões nos anos 1980
AD Luna
adluna.pe@dabr.com.br
Publicação: 13/03/2014 03:00
![]() | |
Astrofísico Neil deGrasse Tyson apresenta os 13 episódios, que impressionam pela beleza dos efeitos especiais e pela edição ágil |
O novo Cosmos: a space time odissey é apresentado pelo respeitado e carismático astrofísico Neil deGrasse Tyson, 55 anos, compatriota e pupilo de Sagan. Serão 13 episódios de uma hora cada, com exibição em 170 nações do planeta e em 48 idiomas.
“Vai ser muito importante para a divulgação e a alfabetização científica, algo que é pouco trabalhado no Brasil”, comemora Anderson Gomes, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-secretário estadual de Educação e de Ciência e Tecnologia. “Penso que todas as secretarias de Educação deveriam gravar o programa e usar como instrumento de ensino em salas de aula”, complementa Antonio Carlos Miranda, doutor em astrofísica e professor de física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Apoiado pelos avanços tecnológicos que ocorreram no mundo da TV e do cinema, o novo Cosmos impressiona pela beleza dos efeitos especiais e pela edição ágil. A impressão é de se estar assistindo a um desses modernos filmes de ficção científica, com a diferença de as informações apresentadas serem apoiadas por teorias e pesquisas científicas. A viúva de Carl Sagan, Ann Druyan, é produtora-executiva, roteirista e diretora do novo Cosmos. Seth MacFarlane, de Uma família da pesada, também atua na produção.
Rumos da vida
Neil virou meme
Neil deGrasse Tyson é diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural de Nova York, cidade onde nasceu, em 1958. Ele já lançou mais de dez livros. No entanto, poucos deles foram editados no Brasil. Conhecido por seu carisma e tiradas cômicas, Tyson se transformou em meme na internet a partir de um vídeo em que defende um de seus ídolos, o cientista Isaac Newton.
Encontro com Sagan
Em um dos momentos mais emocionantes do episódio de estreia, De pé na Via Láctea, Tyson conta como conheceu o professor Carl Sagan e como isso determinou os rumos da sua vida dali em diante. “Eu me lembro daquele dia de neve como se fosse ontem. Eu já sabia que queria ser cientista. Mas, naquela tarde, eu aprendi com o Carl o tipo de pessoa que eu queria me tornar”.
Contato
O apresentador original de Cosmos, Carl Sagan, morreu aos 62 anos, em Seattle (EUA). Durante boa parte de sua vida, lutou pela divulgação da ciência, escreveu diversos livros, dentro os quais O mundo assombrado pelos demônios: A Ciência vista como uma vela no escuro e o romance Contato. Este serviu base para a produção de filme de mesmo nome, lançado em 1997, e estrelado por Jodie Foster.