Pelas lentes dele Exposição celebra talento do fotógrafo Alexandre Severo, hoje na Galeria Arte Plural

Publicação: 26/11/2014 03:00

Exposição celebra talento do fotógrafo Alexandre Severo, hoje na Galeria Arte Plural (ALEXANDRE SEVERO/JC IMAGEM)
Exposição celebra talento do fotógrafo Alexandre Severo, hoje na Galeria Arte Plural

O legado do fotógrafo Alexandre Severo (1978-2014) é lembrado com a exposição Pela luz dos olhos teus, aberta ao público a partir de hoje na Galeria Arte Plural, no Bairro do Recife. O talento do profissional será lembrado em 19 imagens que mostram seus principais ensaios, com os quais Severo pavimentou seu caminho no fotojornalismo. Também estão presentes imagens que ele fez livremente, em intervalos de pautas ou parte de pesquisas autorais.

A Arte Plural, cuja atuação também é voltada para a fotografia, foi a primeira galeria na qual Severo mostrou seus trabalhos, e isso foi determinante para a escolha do local da mostra. Já a seleção das imagens foi pautada pelo afeto. Vinte e um amigos do fotógrafo fizeram uma pré-seleção das imagens e escolheram, cada um, três trabalhos para a exposição. Posteriormente, a curadora Simonetta Persichetti fez uma nova triagem, escolhendo uma foto das três sugeridas por cada participante.

Foram escolhidas fotos de trabalhos publicados em jornal, como Os sertões e À flor da pele e séries, como Sertão de Dentro, nos quais o fotógrafo mostrava habilidade tanto na observação de paisagens quanto na realização de retratos. Ano que vem, a mostra segue para São Paulo, onde Severo já tinha uma exposição agendada na DOC. Galeria.

SérieA flor da pele: família negra comfilhos albinos (ALEXANDRE SEVERO/JC IMAGEM)
SérieA flor da pele: família negra comfilhos albinos

Histórias

À FLOR DA PELE

A série de fotos foi realizada em 2009 para reportagem do Jornal do Commercio e retratava o cotidiano de uma família olindense, negra, que teve três filhos albinos. Uma das imagens foi escolhida entre as melhores do ano pela agência Reuters e o ensaio teve menção honrosa no 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

OS SERTÕES
Série de fotos publicadas no Jornal do Commercio, em 2009, cujo ponto de partida foi o centenário de morte do escritor Euclides da Cunha. O fotógrafo percorreu o Sertão nordestino junto com a repórter Fabiana Moraes e o caderno ganhou o Prêmio Esso.

SERTÃO DE DENTRO
Neste ano, a investigação artística de Severo sobre o Sertão enveredou por uma faceta não tão explorada dessa paisagem: o Sertão à noite, sem o sol que se tornou seu maior símbolo. O elemento humano fica em segundo plano.

Biografia

Alexandre Severo tinha 36 anos quando foi vitimado pela queda do jatinho no qual também estava o então candidato à Presidência Eduardo Campos. No acidente, faleceram sete pessoas. A trajetória dele no fotojornalismo começou em 2002. Passou pelas redações do Diario de Pernambuco e do Jornal do Commercio antes de se radicar em São Paulo, em 2011. Ao longo da carreira, chegou a ter foto publicada na revista Time e imagens expostas na Tate Modern, em Londres. Na capital paulista, fez pautas para jornais e revistas antes de cobrir a campanha de Campos.

Serviço

Exposição fotográfica Pela Luz dos Olhos Teus, com imagens de Alexandre Severo
Quando: De hoje a 20 de dezembro, às terças e sextas, às 13h às 19h e aos sábados, das 16h às 20h
Onde: Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Quanto: Entrada franca
Informações: 3424-4431