Adeus ao Sr. Spok Morreu o ator Leonard Nimoy, intérprete do astro de Jornada nas estrelas. Ele tinha 83 anos e sofria de problemas pulmonares

Publicação: 28/02/2015 03:00

O ator ({a esq.) tinha mais de 130 trabalhos, de acordo com o catálogo do IMDB (RedeTV!/Divulgação)
O ator ({a esq.) tinha mais de 130 trabalhos, de acordo com o catálogo do IMDB

O ator norte- americano Leonard Nimoy, mais conhecido como o Sr. Spock da série e dos filmes Jornada nas estrelas morreu na manhã de ontem, em casa, em Los Angeles, aos 83 anos. A morte do artista, que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, foi confirmada pela esposa, Susan. Nimoy havia sido levado às pressas ao hospital na semana passada com fortes dores no peito, na última das internações às quais se submeteu recentemente. O ator havia anunciado no ano passado que sofria da doença e, mesmo tendo parado de fumar há cerca de 30 anos, culpava o cigarro pelo problema de saúde.

Embora permaneça na memória da legião de fãs de Jornada nas estrelas como o oficial meio humano, meio vulcano da USS Enterprise, Nimoy tinha outras aspirações artísticas, como a fotografia, a poesia e a música. A série que tornou o ator famoso estreou em 1966, no canal norte-americano NBC. Mesmo cancelada após três temporadas, a atração mobilizou milhares de fãs devotos, os Trekkies. Imortalizada por Nimoy, a saudação dos vulcanos, “vida longa e próspera”, tornou-se corrente entre os aficionados da franquia.

O professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Lima Neto ressalta a importância de Leonard Nimoy no sucesso da série Jornada nas estrelas. “Ele está diretamente ligado ao fenômeno do programa. Quando o Spock apareceu, ele tinha uma aparência alienígena com o baixo orçamento dos anos 1960 e, mesmo com a falta de maquiagens e efeitos especiais, Nimoy tinha uma interpretação que compensava e que transmitia a seriedade do papel”, explica.

Lima Neto acredita que o ator foi responsável por trazer uma mistura de diferentes pontos de vistas à série com a busca da diplomacia. “Era para ser um personagem com um lado mecânico e racional, mas Leonard Nimoy acabou criando um Spock diferente e que agradou aos fãs”, completa.

O especialista em cultura pop e também fã da série conta que, ao longo da carreira, o ator divergiu em relação ao fato de ter se tornado conhecido por conta do papel em Jornada nas estrelas. Em 1981, ele lançou a biografia Eu não sou Spock. “Teve uma época em que ele tinha um problema com ser ao mesmo tempo Leonard Nimoy e Spock. Mas, acho que no fim, ele vivia bem com essa dupla personalidade”, afirma.

Cultura POP

Sr. Spock e o próprio Leonard Nimoy se transformaram em ícones da cultura pop. Ele esteve no clipe alternativo da faixa Lazy song, de Bruno Mars, em que interpreta um preguiçoso com roupão e chinelos vagando pela vizinhança. Em março de 2012, ele fez uma participação especial no episódio The transporter malfunction, na série The Big Bang Theory. No capítulo, Nimoy dubla um Spock de brinquedo que Sheldon (Jim Parsons) ganhou do melhor amigo Leonard (Johnny Galecki).
Demonstrando que estava bem resolvido em relação ao lendário papel, Nimoy também esteve no segundo filme do remake de Jornada nas estrelas. Em Star trek — Além da escuridão, fez o papel de Spock mais velho, em sua última aparição no cinema.