Publicação: 27/07/2015 03:00
![]() | |
Com Prova de amor, emissora inaugurou polo de dramaturgia no Rio. Recifense Patrícia França está no elenco |
Na crista da onda do sucesso de Os dez mandamentos, com média de 13 pontos de audiência, a TV Clube/Record estreia a nova faixa de reprises da teledramaturgia com duas novelas de formatos distintos. Prova de amor (2005) e Dona Xepa (2013) foram as primeiras escolhidas e estreiam hoje, a partir das 14h45. A dose dupla de folhetins substituem Programa da Tarde, extinta atração de variedades.
Um dos maiores sucessos da emissora, Prova de amor, novela de Tiago Santiago (Amor e revolução), completará dez anos em outubro. Primeira novela da Record gravada no Rio de Janeiro, a produção marcou o início de um maior investimento para a teledramaturgia da empresa. A primeira exibição teve 229 capítulos, e a segunda foi reduzida para 197 capítulos. Entre elenco fixo e participações, a novela supera a marca de 60 personagens.
Os números se distanciam de Dona Xepa, que apostou em um formato inovador e mais enxuto de teledramaturgia, com 91 capítulos e 31 personagens. O modelo reduzido não é tão comum na emissora e nem na TV nacional. Os dez mandamentos, por exemplo, possui 150 capítulos.
Em Prova de amor, será um momento para relembrar o ator Marcelo Serrado em novelas, já que a última foi o remake de Gabriela (2012, na TV Globo). Atualmente, ele está no humorístico global Tomara que caia, que recebeu uma enxurrada de críticas. O ator Márcio Garcia faz participação especial na novela. A apresentadora Ticiane Pinheiro – que passa a apresentar o Hoje em dia (TV Clube/Record) junto a Ana Hickmann, Renata Alves e César Filho – também participa.
Já Dona Xepa, de Gustavo Reiz, foi o segundo remake da TV Clube/Record, após A escrava Isaura (2004). A novela é uma adaptação do espetáculo teatral de Pedro Bloch, que ganhou uma versão de Gilberto Braga em 1977.
Dona Xepa
Originalmente exibida em 2013, a novela retrata a história de uma mãe e a relação com os filhos. Dona Xepa, personagem de Ângela Leal que dá título à trama, é uma feirante batalhadora e mãe de dois filhos: Rosália e Édison. No elenco, Luiza Tomé, Maurício Mattar, Augusto Garcia, Angelina Muniz, Bemvindo Sequeira e Márcio Kieling.
Rosália (Thaís Fersoza)
A ambição da advogada a transforma em vilã da novela. Com vergonha da mãe, ela a destrata. O sentimento se parece com o do irmão, mas ele não consegue virar as costas para a mãe.
Édison (Arthur Aguiar)
O estudante de arquitetura entrará em constantes embates com a irmã e namora Yasmin (Pérola Faria). A novela foi o último trabalho de Arthur Aguiar na emissora, antes de ir para a Globo.
Lys (Rayana Carvalho)
Filha de Meg Pantaleão (Luiza Tomé) e Júlio César (Maurício Mattar). As personalidades das duas são opostas: Lys é defensora dos direitos humanos, enquanto Meg é perua e fútil.
Prova de amor
A trama central retrata o drama de pais com filhos desaparecidos. Os atores globais Marcelo Serrado e Lavínia Vlasak protagonizaram a novela, que conta com Leonardo Vieira como o vilão da trama. O mistério da trama lançou um “Quem matou”. Bianca Rinaldi, Márcio Garcia, Heitor Martinez e Leonardo Vieira estão no elenco, além dos recifenses Pedro Malta e Patrícia França.
Daniel (Marcelo Serrado)
O advogado vive uma história com Clarice Luz (Lavínia Vlasak), com quem se casa após gravidez não planejada. A filha dos dois é sequestrada por Elza (Vanessa Gerbelli), e Vicente Pestana.
Eduardo e Ricardo (Pedro Malta)
Eles são irmãos gêmeos separados na maternidade. Ricardo é sequestrado por Elza, que vai usá-lo para conseguir dinheiro do ex-namorado.
Diana Alba (Patrícia França)
A policial se casa com Júlio Ladeira (Jorge Pontual), com quem tem uma filha, mas é apaixonada por Daniel. O advogado será perseguido por ela e pela gangue de Lopo Jr.
TV local
Com o início da nova faixa, a TV Clube/Record ganha mais 15 minutos de programação local.
Os programas Balanço Geral, Agora é hora e Superesportes vão se beneficiar com a mudança.
O que vem por aí
Além das reprises, a emissora vai lançar novos programas a partir de agosto. O programa Xuxa Meneghel, previsto para o dia 17, causa maior expectativa. Pela primeira vez, a Rainha dos Baixinhos terá um quadro na televisão para falar de sexo. Já o reality show Batalha de confeiteiros vai ao ar a partir de setembro. A oitava temporada de A fazenda - prevista para o fim de agosto - deve mudar o tom do programa com o novo apresentador, Roberto Justus. O reality Troca de família também será reprisado neste segundo semestre.