TELINHA » Tarde de emoções TV Clube/Record lança faixa de reprise de novelas a partir de hoje, com Prova de amor e Dona Xepa

Publicação: 27/07/2015 03:00

Com Prova de amor, emissora inaugurou polo de dramaturgia no Rio. Recifense Patrícia França está no elenco (REDE RECORD/DIVULGACAO)
Com Prova de amor, emissora inaugurou polo de dramaturgia no Rio. Recifense Patrícia França está no elenco

Na crista da onda do sucesso de Os dez mandamentos, com média de 13 pontos de audiência, a TV Clube/Record estreia a nova faixa de reprises da teledramaturgia com duas novelas de formatos distintos. Prova de amor (2005) e Dona Xepa (2013) foram as primeiras escolhidas e estreiam hoje, a partir das 14h45. A dose dupla de folhetins substituem Programa da Tarde, extinta atração de variedades.

Um dos maiores sucessos da emissora, Prova de amor, novela de Tiago Santiago (Amor e revolução), completará dez anos em outubro. Primeira novela da Record gravada no Rio de Janeiro, a produção marcou o início de um maior investimento para a teledramaturgia da empresa. A primeira exibição teve 229 capítulos, e a segunda foi reduzida para 197 capítulos. Entre elenco fixo e participações, a novela supera a marca de 60 personagens.

Os números se distanciam de Dona Xepa, que apostou em um formato inovador e mais enxuto de teledramaturgia, com 91 capítulos e 31 personagens. O modelo reduzido não é tão comum na emissora e nem na TV nacional. Os dez mandamentos, por exemplo, possui 150 capítulos.
Em Prova de amor, será um momento para relembrar o ator Marcelo Serrado em novelas, já que a última foi o remake de Gabriela (2012, na TV Globo). Atualmente, ele está no humorístico global Tomara que caia, que recebeu uma enxurrada de críticas. O ator Márcio Garcia faz participação especial na novela. A apresentadora Ticiane Pinheiro – que passa a apresentar o Hoje em dia (TV Clube/Record) junto a Ana Hickmann, Renata Alves e César Filho – também participa.

Já Dona Xepa, de Gustavo Reiz, foi o segundo remake da TV Clube/Record, após A escrava Isaura (2004). A novela é uma adaptação do espetáculo teatral de Pedro Bloch, que ganhou uma versão de Gilberto Braga em 1977.

 

Dona Xepa

 

Originalmente exibida em 2013, a novela retrata a história de uma mãe e a relação com os filhos. Dona Xepa, personagem de Ângela Leal que dá título à trama, é uma feirante batalhadora e mãe de dois filhos: Rosália e Édison. No elenco, Luiza Tomé, Maurício Mattar, Augusto Garcia, Angelina Muniz, Bemvindo Sequeira e Márcio Kieling.

 

Rosália (Thaís Fersoza)
A ambição da advogada a transforma em vilã da novela. Com vergonha da mãe, ela a destrata. O sentimento se parece com o do irmão, mas ele não consegue virar as costas para a mãe. 

 

Édison (Arthur Aguiar)
O estudante de arquitetura entrará em constantes embates com a irmã e namora Yasmin (Pérola Faria). A novela foi o último trabalho de Arthur Aguiar na emissora, antes de ir para a Globo.

 

Lys (Rayana Carvalho)
Filha de Meg Pantaleão (Luiza Tomé) e Júlio César (Maurício Mattar). As personalidades das duas são opostas: Lys é defensora dos direitos humanos, enquanto Meg é perua e fútil. 

 

Prova de amor

 

A trama central retrata o drama de pais com filhos desaparecidos. Os atores globais Marcelo Serrado e Lavínia Vlasak protagonizaram a novela, que conta com Leonardo Vieira como o vilão da trama. O mistério da trama lançou um “Quem matou”. Bianca Rinaldi, Márcio Garcia, Heitor Martinez e Leonardo Vieira estão no elenco, além dos recifenses Pedro Malta e Patrícia França. 

Daniel (Marcelo Serrado)
O advogado vive uma história com Clarice Luz (Lavínia Vlasak), com quem se casa após gravidez não planejada. A filha dos dois é sequestrada por Elza (Vanessa Gerbelli), e Vicente Pestana.

 

Eduardo e Ricardo (Pedro Malta)
Eles são irmãos gêmeos separados na maternidade. Ricardo é sequestrado por Elza, que vai usá-lo para conseguir dinheiro do ex-namorado. 

 

Diana Alba (Patrícia França)
A policial se casa com Júlio Ladeira (Jorge Pontual), com quem tem uma filha, mas é apaixonada por Daniel. O advogado será perseguido por ela e pela gangue de Lopo Jr.

 

TV local

 

Com o início da nova faixa, a TV Clube/Record ganha mais 15 minutos de programação local.
Os programas Balanço Geral, Agora é hora e Superesportes vão se beneficiar com a mudança. 

 

O que vem por aí

 

Além das reprises, a emissora vai lançar novos programas a partir de agosto. O programa Xuxa Meneghel, previsto para o dia 17, causa maior expectativa. Pela primeira vez, a Rainha dos Baixinhos terá um quadro na televisão para falar de sexo. Já o reality show Batalha de confeiteiros vai ao ar a partir de setembro. A oitava temporada de A fazenda - prevista para o fim de agosto - deve mudar o tom do programa com o novo apresentador, Roberto Justus. O reality Troca de família também será reprisado neste segundo semestre.