Mensagens ocultas na grande mídia Casos de "infiltração" de artistas como Glauber Rocha e Caetano Veloso em meios de comunicação são alvos de investigação lançada em livro

Júlio Cavani
juliocavani.pe@dabr.com.br

Publicação: 06/06/2016 03:00

A autora fez levantamento de obras que usam como plataforma jornais e revistas (LEDA ABUHAB/VIDEOBRASIL/DIVULGAÇÃO)
A autora fez levantamento de obras que usam como plataforma jornais e revistas
Jornais, revistas e televisão estão entre os suportes dos trabalhos artísticos reunidos pela pesquisadora Ana Maria Maia no livro Arte-veículo: Intervenções na mídia de massa brasileira. Na publicação, que será lançada amanhã, às 19h, na galeria Mau Mau, ela apresenta e analisa estratégias adotadas por artistas para infiltrar obras e mensagens na imprensa e nos grandes meios de comunicação.

O lançamento ocorre no evento Cinecão: A média com a mídia, promovido pela Mau Mau. Algumas das peças pesquisadas pela autora, que participará de um debate às 20h, estarão em exposição na galeria. O artista sonoro e músico Thelmo Cristovam participa como DJ antes e depois da conversa com o público.

Também será projetado o vídeo Golpista desde sempre, produzido pela artista Lia Letícia, que reúne trechos de transmissões ao vivo de tevê nos momentos em que manifestantes entram de surpresa com faixas e cartazes de protesto.

“O recorte do livro começa em 1950 e para na primeira década dos anos 2000. Portanto, ele cobre pouco do modelo e do cenário de crise que estamos vivendo hoje, mas a leitura que se faz desse passado recente certamente ganha pertinência e gera subsídios para se pensar um esvaziamento crítico da imprensa hoje”, contextualiza Ana Maria.

Entre os trabalhos reunidos por ela estão anúncios, produzidos pelos artistas Paulo Bruscky e Daniel Santiago, que foram publicados nos setores de classificados de jornais como o próprio Diario de Pernambuco. A pesquisa também inclui iniciativas de empresas de comunicação que abrigaram artistas como colaboradores, como Glauber Rocha no programa Abertura da TV Tupi, Flávio de Carvalho como colunista do Diário de São Paulo e Amílcar de Castro e Reynaldo Jardim no comando do projeto gráfico do Jornal do Brasil.

De acordo com Ana, a pesquisa trata de relações entre os artistas e a grande mídia num período em que as dinâmicas de comunicação social eram mais centralizadas em poucos enunciadores. “O alvo pros artistas que queriam criar dissenso e ruído em enunciados hegemônicos naquele momento era mais claro.
Depois da internet, que proliferou os enunciadores, e das crises simbólicas e financeiras das empresas de comunicação no mundo e no Brasil, essa relação mudou e o problema do convívio entre artistas e grande imprensa precisa ainda ganhar novas bases de análise”.

Por outro lado, lembra Ana Maria Maia, “o esvaziamento das redações, a juridicização das relações e a diminuição de espaço para experimentação e risco afetaram o ambiente da grande imprensa, de forma a também manter os artistas fora do esquema de comunicação de massa”.

Caetano Veloso, Eduardo Coutinho, Eduardo Kac, Ducha, Jac Leirner, Leonora de Barros, Luiz Paulo Baravelli, Márcia X, TV Viva, Marcelo Tas, Contrafilé, Analívia Cordeiro, Tadeu Jungle, Sandra Kogut e Jaguar também estão entre os artistas e coletivos pesquisados. Arte-veículo: Intervenções na mídia de massa brasileira será distribuído no lançamento. O livro, que foi patrocinado pelo edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, também está disponível gratuitamente na internet (issuu.com/arteveiculo).

Serviço

Cinecão: A média com a mídia
Quando: amanhã, às 19h
Onde: Mau Mau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro)
Quanto: grátis
Informações: 3221-7900