Tom à portuguesa Cantora das mais bem-sucedidas em Portugal e parceira recorrente de artistas brasileiros, Carminho lança disco com duetos em músicas de Tom Jobim

Irlam Rocha Lima
edviver.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/01/2017 03:00

 (YOUTUBE/REPRODUÇÃO DA INTERNET)

A menina Maria do Carmo de Carvalho Rebelo e Andrade, a Carminho, começou a ouvir músicas de Tom Jobim na trilha sonora de novelas brasileiras que eram exibidas em Portugal. A partir de então, quis saber mais sobre a obra sofisticada de um dos pais da bossa nova. Tinha sempre por perto um disco dele, da coleção de raridades de Teresa Siqueira, a mãe fadista.

Na adolescência, a “miúda” começou a cantar na Taverna do Embuçado, casa de fado da família, em Alfama, o popular bairro lisboeta. Mas, só após ter se diplomado em marketing e publicidade, é que se lançou de vez na carreira artística. Para tanto, foi decisivo o lançamento do disco de estreia, intitulado Fado.

Em uma de suas primeiras vindas ao Brasil, em 2011, Carminho se aproximou de artistas da MPB e, em Alma, seu primeiro disco lançado aqui, incluiu duetos com Chico Buarque (Carolina), Milton Nascimento (Cais) e Nana Caymmi (Contrato de separação). Em 2013, convidada pelo pernambucano Naná Vasconcelos, ela participou da abertura oficial do carnaval do Recife, no Marco Zero, em dueto com Milton Nascimento. Há dois anos, no CD Canto, dividiu com Marisa Monte a interpretação de Chuva no mar (ouvida atualmente na trilha do folhetim A lei do amor) e gravou O sol, eu e tu, de Caetano Veloso, César Mendes e Tom Veloso.

Finalmente, aos 32 anos, ela pôde concretizar um dos maiores sonhos, tornar-se intérprete de composições jobinianas. Pela Biscoito Fino, saiu Carminho canta Tom Jobim, álbum de 13 faixas - criações do Maestro Soberano (com parceiros Aloysio de Oliveira, Newton Medonça, Dolores Duran e, claro, Vinicius de Moraes), entre as quais os standards O que tinha de ser, Wave, Luiza, Inútil paisagem, Tristeza e A felicidade.

O álbum traz também duetos de Carminho com Maria Bethânia (Modinha), Marisa Monte (Estrada do sol), Chico Buarque (Falando de amor) e o cantor português Antônio Zambujo (Sabiá). Sem abrir mão do pronunciado sotaque lusitano nesse projeto, ela chegou a pedir a Chico que a autorizasse a trocar você por tu, num verso de Retrato em branco e preto. Há, ainda, a versão norte-americana de Por causa de você, sob o título Don’t ever go away, assinada por Ray Gilbert.

Mesmo já há algum tempo decidida a cantar Tom, Carminho chegou ao CD por sugestão de Ana Jobim (viúva do compositor e pianista) e de Kati Almeida Braga (diretora da Biscoito Fino), depois de ouvi-la interpretar canções do homenageado numa festa. Coube a Paulinho Jobim, filho do maestro, colocar à disposição de Carminho uma planilha com, aproximadamente, 300 músicas.

Cheia de cuidados com o projeto, a cantora quis ter ao lado instrumentistas que trabalharam com o homenageado. E a escolha não poderia ter sido outra. Ela contou com Paulinho Jobim (violão e arranjos) e Jaque Morelembaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria), músicos da Banda Nova, nome do quarteto que acompanhava Tom. A eles, juntou-se Daniel Jobim, que assumiu o piano, em substituição ao avô.

No momento, Carminho cumpre compromissos em Portugal - onde o disco é um dos mais vendidos - e outros países da Europa. Em março, ela vem ao Brasil para uma série de shows, que tem início no dia 24, no Vivo Rio (Rio de Janeiro).

“Carminho faz deste Carminho canta Jobim, através de sua voz de pura saudade carnificada, uma retomada, um reencontro de culturas musicais tão próximas, tão organicamente interligadas. Esse recital de Carminho nos comove não só pelo cantar, mas, também, pelo absoluto domínio do dizer a nossa lírica, a lírica brasileira de raiz tão lusa, tão ibérica. Dou como exemplo a canção/modinha Sabiá”
Fernanda Montenegro, atriz, por e-mail

Serviço

Carminho canta Tom Jobim
CD com 13 faixas. Lançamento da gravadora Biscoito Fino.
Preços médio: R$ 30.