Resgate do barroco no estado Peças de música erudita compostas no século 18 pelo recifense Luiz Álvares Pinto são resgatadas, gravadas em CD e apresentadas amanhã, em concerto no Teatro de Santa Isabel

Fellipe Torres
fellipe.torres@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/04/2017 03:00

Para reconstruir a sonoridade do período estudado, os grupos utilizam instrumentos como violino barroco e cravo (GÁRGULA PRODUÇÕES/DIVULGAÇÃO)
Para reconstruir a sonoridade do período estudado, os grupos utilizam instrumentos como violino barroco e cravo

São bastante raros os casos de compositores brasileiros cuja produção é datada do século 18. Um dos poucos nomes conhecidos, o recifense Luiz Álvares Pinto (1719-1789) está prestes a ter o trabalho disseminado entre interessados por música antiga em todo o mundo. Representantes do chamado Barroco tardio, algumas de suas composições resistiram à passagem do tempo e agora foram recuperadas e gravadas em formato de CD pelo Gárgula Ensemble Vocal e pelo Sonoro Ofício, dois grupos pernambucanos especializados em música barroca, regidos pelo maestro Sérgio Dias, diretor musical e idealizador do projeto. Amanhã, às 19h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio), o lançamento do disco será marcado por um concerto gratuito.

“Luiz Álvares Pinto é um compositor absolutamente genial, autor de tratados teóricos de música. É interessante porque são poucos os casos de compositores com um obra tão antiga. Os que conhecemos de São Paulo, do Rio de Janeiro são do século 19, mas ele tem uma obra do século 18 possível de ser refeita”, pontua o maestro, cujo próximo passo é publicar as partituras de Luiz Álvares.

Para resgatar a maneira como se tocava naquela época, os grupos fazem a chamada interpretação historicamente informada. A reconstrução da sonoridade do período estudado parte de referências diversas, como tratados musicais, estudos de instrumentos, literatura e até pintura barroca. Entre as diferenças fundamentais, está o material utilizado para as cordas, antigamente feitas de tripas ao invés de metais.

O disco e a coleção de partituras de Luiz Álvares Pinto serão distribuídos entre bibliotecas e universidades de vários países. Com isso, a obra do pernambucano deve assumir um outro patamar de visibilidade. “Uma das principais composições dele, um te deum (espécie de hino cristão), já tem mais de 22 gravações, de 14 orquestras de fora do Brasil. Isso porque a partitura foi editada em 1967 pelo musicólogo padre Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989). De certa forma, o projeto dá continuidade ao trabalho dele”, analisa o maestro Sérgio Dias.

No segundo semestre deste ano, os grupos Gárgula Ensemble Vocal e Sonoro Ofício devem sair em uma pequena turnê por cidades do Brasil. Mais para a frente, planejam circular por países da Europa com a apresentação do projeto.

Programa
  • Lições de solfejo - Ladson Matos, cravo: Lição I, Lição X, Lição XV, Lição XXI, Lição XXV
  • Cinco divertimentos harmônicos
  • Gradual christus factus est
  • Salve Regina com violinos, viola e contínuo
  • Te deum laudamus
Serviço

Concerto de lançamento do CD Luiz Álvares Pinto, com os grupos Gárgula Ensemble Vocal e Sonoro Ofício
Quando: amanhã, às 19h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quanto: gratuito, com retirada dos ingressos no mesmo dia
Informações: 3355-3323