Entre duas telas

Publicação: 15/06/2017 03:00

Missão: Impossível
É provavelmente o mais bem-sucedido exemplo de transição. O primeiro filme, lançado em 1996, 30 anos após a estreia do programa, revitalizou a trama de espionagem mantendo elementos clássicos, como a música tema, disfarces dos personagens e as mensagens autodestrutivas. A direção do primeiro filme ficou com Brian De Palma, repetindo com sucesso a migração de um produto televisivo para o cinema. O sexto sai em 2018.

Anjos da lei
Possível referência aos realizadores de Baywatch, Anjos da lei (2012) optou não pela adaptação literal da série, transmitida de 1987 a 1991, mas por uma sátira. A ideia básica da série, sobre jovens agentes da polícia infiltrados em escolas para investigar crimes de alunos, foi mantida, mas o teor dramático do programa foi substituído pela comédia, com Channing Tatum e Jonah Hill e nos papéis principais. Teve uma continuação em 2014.

Esquadrão Classe A
Outro nome reconhecível, o programa oitentista ganhou cara nova nos cinemas, em 2010, com Bradley Cooper (Cara de pau), Liam Neeson (Hannibal), Sharlto Copley (Murdock) e Quinton Rampage Jackson (B.A.). Fiel à essência do seriado, o longa de Joe Carnahan ampliou a dose de humor e tornou a ação mais intensa e dinâmica, com ótimas cenas de perseguição e embates físicos. Reboot da série foi anunciado em 2015, mas não teve andamento.

Quase filme
Exibido ao longo de 15 temporadas, entre 1994 e 2009, Plantão médico foi concebido como filme. O escritor e médico Michael Crichton apresentou a ideia do longa para Steven Spielberg, que acabou ficando mais interessado em outro projeto em andamento do autor, o livro Jurassic Park (Aleph, 528 páginas, R$ 49,90). Após dirigir o blockbuster, Spielberg foi um dos produtores da primeira temporada do programa.