Em busca dos fãs de outrora Filme Baywatch: SOS Malibu repete fórmula e resgata série televisiva bem-sucedida dos anos 1990

BRENO PESSOA
breno.pessoa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2017 03:00

Estreia no cinema nem sempre é sinônimo de novidade. Desconsiderando as continuações de franquias já estabelecidas, filmes de super-heróis e remakes de histórias consagradas, não são muitos os grandes lançamentos de salas comerciais com propostas realmente inéditas. Em cartaz a partir de hoje, Baywatch: SOS Malibu, versão repaginada da série de sucesso nos anos 1990, é exemplo de como a televisão frequentemente vira inspiração (ou sinaliza falta dela) para estúdios.

Tentar replicar na tela grande o sucesso de programa televisivo está longe de ser um movimento novo. Um bom exemplo é Os intocáveis (1987). Dirigido por Brian De Palma, o filme é uma das mais competentes adaptações e tem como matéria-prima a série homônima exibida entre 1959 e 1963. Algumas produções tomam o caminho inverso e encontram na TV uma maneira de prolongar o êxito de uma boa bilheteria, como foi o caso de M*A*S*H (1970). O longa, premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 1971, foi transformado em seriado e foi exibido de 1972 a 1983.

Embora sem o mesmo prestígio dessas duas clássicas séries, Baywatch, exibida no Brasil com o título SOS Malibu, tem como trunfo o fato de ser um dos programas de maior audiência da televisão. Em seu ápice, a atração chegou a ter mais de 1 bilhão de espectadores, colocando o protagonista, David Hasselhoff, como o astro de TV mais visto de todos os tempos, segundo o Guinness book.

A série sobre o dia a dia de salva-vidas de praias de Los Angeles fez sucesso nos anos 1990 ao mesclar dramas interpessoais e ameaças que eventualmente iam além dos esperados afogamentos, como ataques de tubarões e até atentados terroristas. A fórmula era similar à de outro expoente da época, Plantão médico, também conhecido por equilibrar bem o desenvolvimento dos personagens em meio aos desafios apresentados na emergência hospitalar a cada episódio.