Arte enquadrada a cada dois meses Revista Plaf é lançada como mais um espaço para comentar e publicar quadrinhos, setor aquecido no mercado editorial

BRENO PESSOA
breno.pessoa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/09/2017 03:00

Uma revista sobre e com quadrinhos. Em síntese, é disso que se trata a Plaf (60 páginas, R$ 15), nova publicação dedicada às HQs, que será lançada neste sábado, às 15h, na Ev Store (Rua Conselheiro Portela, 417, bairro das Graças). Idealizado pelos jornalistas pernambucanos Carol Almeida, Dandara Palankof e Paulo Floro, o título bimestral tem incentivo do Funcultura, do governo de Pernambuco, e pode ser adquirido em comic shops, bancas e pelo site loja.revistaplaf.com.br.

A revista chega em bom momento do mercado editorial brasileiro de quadrinhos, quando mais autores independentes têm publicado trabalhos e editoras, inclusive as não especializadas no segmento, apostam em novos títulos. A despeito da efervescência do meio, são poucos os veículos especializados, além do fato de as HQs serem mais habitualmente abordadas sob a ótica das revistas de super-heróis e da cultura geek.

“Queremos mostrar que a produção criativa das HQs atuais não se enquadra em um só nicho”, reforça Dandara, pesquisadora da área e tradutora de quadrinhos. De acordo com ela, a revista tem quatro números financiados, mas a equipe de produção pretende buscar formas de viabilizar a continuidade da publicação nas edições seguintes.

Abraçando o lado mainstream e os independentes, o conteúdo da primeira edição da Plaf aborda dos medalhões como Tintim à revista pernambucana Ragú, publicação seminal que tem a história resgatada em uma das reportagens. O volume inaugural traz como tema principal a representação LGBTQ nas revistas em quadrinhos e discute como autores contribuem para aumentar a diversidade em narrativas, ainda majoritariamente centradas em personagens masculinos heterossexuais.

No total, são 15 páginas dedicadas a histórias curtas inéditas de autores independentes. Duas das HQs presentes são assinadas por pernambucanos: Persistência da Memória, de autoria de Raioni Assis e Rodrigo Acioli, uma narrativa sobre o movimento social Ocupe Estelita, e Tum tum, trabalho experimental do artista João Lin. Os outros convidados com trabalhos na nova publicação são Renata Rinaldo, Caio Oliveira e Lu Cafaggi, responsável também pela arte da capa da revista Plaf.

Onde achar

Fênix Geek House
Rua Conselheiro Portela, 665 (Espinheiro)

Banca Guararapes
Av. Guararapes, 223 (Centro)

Bogart Café
R. Afonso Pena, 96 (Santo Amaro)

EV Store
Rua Conselheiro Portela, 417 (Espinheiro)