A guerra está mais perto do fim Vingadores: Guerra infinita, um dos filmes mais aguardados da sequência pelos fãs, chega ao cinema prometendo surpresas

BRENO PESSOA
breno.pessoa@diariodepernambuco.om.br

Publicação: 26/04/2018 03:00

Em maio de 2008, a Marvel Studios, subsidiária da editora norte-americana de quadrinhos de mesmo nome, fez uma aposta: lançou nos cinemas Homem de Ferro. A estratégia era aproveitar o sucesso das adaptações cinematográficas de HQs e lançar produções próprias, com os personagens que não estavam nas mãos de outros estúdios, como X-Men (Fox) ou Homem-Aranha (Sony). Deu certo. Outros 17 títulos desse universo cinemático foram lançados, no geral, com estrondosas bilheterias. E hoje estreia o 19º filme da série, Vingadores: Guerra infinita, um dos mais aguardados pelos fãs.

Existem diferentes motivos para a expectativa elevada em torno de Guerra infinita. Um deles é por ser a primeira parte do que promete ser uma espécie de desfecho para a grande história contada ao longo de todos os filmes da Marvel Studios. Embora independentes, as produções lançadas até agora são interligadas por uma subtrama que vai culminar neste e no próximo filme dos Vingadores (programado para maio de 2019).

Além de encerrar esse ciclo inicial do estúdio, o terceiro e quarto filme da equipe da Marvel deve significar também a despedida de pelo menos parte dos rostos mais famosos desse universo cinematográfico, como Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América) e Chris Hemsworth (Thor). Além do fim do contrato dos atores, há possibilidade de algum tipo de desfecho mais dramático, como a morte de personagens. A dupla de diretores responsável por Vingadores 3 e 4, Anthony e Joe Russo, prometeram acontecimentos dramáticos nessa reta final e têm apelado aos fãs para que não soltem spoilers após ver o filme.

Outra razão para o burburinho é a promessa de ser a maior reunião de personagens dos quadrinhos no cinema. São, pelo menos, cerca de 30 nomes, entre heróis e vilões, apenas no núcleo principal. Para justificar tão numerosa reunião, uma grande ameaça: o semideus cósmico Thanos (Josh Brolin). O titã busca reunir as seis joias do infinito, artefatos que podem garantir o poder necessário para realizar sua missão de eliminar metade da população do universo. A batalha não será fácil.