LIVROS » Nova versão para o jogo Onde está Wally?

Walter Felix
edviver@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/05/2018 08:30

O jogo Onde está Wally?, criado pelo ilustrador inglês Martin Handford, nasceu no mercado literário e, com o sucesso na década de 1980, ganhou games eletrônicos, tiras em jornal, revistas semanais e até uma série animada para TV. A brincadeira, que consistia em encontrar o personagem principal em cenários visualmente caóticos, retorna em coleção da editora Ciranda Cultural. Em dois livros, já à venda, o leitor é instigado a descobrir onde estão as lendas do rock Elvis Presley e os integrantes da banda The Beatles.

O público-alvo das publicações não são apenas as crianças, afirma a coordenadora editorial Elisângela da Silva. Por uma série de fatores, a coleção Onde está? poderá fisgar também os adultos. “A nossa ideia é proporcionar um bom momento entre pais e filhos, que eles possam brincar juntos. O que casou muito bem foi unir essa brincadeira com personalidades da música, o que serve de estímulo também para os mais velhos”, analisa Elisângela. A nostalgia é outro atrativo: quem tem entre 30 e 40 anos certamente se lembra do jogo protagonizado pelo garoto de óculos, toca e blusa listrada, que marcou a infância de toda uma geração.

Mais que uma brincadeira de esconde-esconde, os livros trazem informações sobre as carreiras dos artistas. Elvis Presley aparece em meio a cenários que marcaram sua trajetória, como uma praia na cidade de Honolulu, no Havaí, onde filmou Feitiço havaiano (1961), um de seus sucessos no cinema; o Alladin Hotel, onde se casou com Priscilla Presley, em 1967; e a mansão Graceland, em que viveu até o dia de sua morte, em 1977.

Já os quatro integrantes dos Beatles devem ser encontrados, entre outros locais, no Cavern Club, onde a banda fez seu primeiro show, em 1961; no palco do programa The Ed Sullivan show, responsável pela histórica apresentação dos roqueiros na TV, em 1964; e na Abbey Road, rua de Londres que foi cenário para a icônica capa do disco homônimo de 1969.

Canções de sucesso dos artistas também inspiraram cenários, como Yellow submarine e A hard day’s night, do grupo inglês, e Heartbreak hotel, de Elvis. No livro dedicado ao astro norte-americano, é possível encontrar outras personalidades, como Marilyn Monroe, Johnny Cash, Frank Sinatra e pessoas próximas ao cantor, como a esposa Priscilla Presley e o grupo de quatro amigos denominados Máfia de Memphis. Já Yoko Ono, Linda McCartney, Madonna, Eric Clapton, David Bowie e o próprio Elvis dão as caras no livro dedicado ao quarteto de Liverpool.