História inspirada em uma viagem com o cachorro

Publicação: 24/09/2018 09:00

O projeto Carlos viaja nasceu durante a viagem de carro, de São Paulo (onde o cantor mora) a Olinda (sua terra natal), que ele fez com a mulher, os filhos e seu cachorro Carlos, o protagonista da história. “Não tinha planejado nada, não rascunhei nada. Um dia estávamos na Chapada Diamantina e fiquei olhando Carlos correr de um lado pro outro na floresta, feliz da vida, e aquela cena veio como um estalo, então comecei a escrever a história. O livro nasceu naquela tarde. Quando voltamos pra São Paulo, terminei o texto”, conta.

Aquela foi a primeira longa viagem de Carlos. A família ia sair em férias e decidiu não deixá-lo sozinho em um hotel para cães. E, ao longo do caminho, que incluiu passagens por Minas e Bahia, China foi observando Carlos. “Foram muitas aventuras para o meu cão. Foi a primeira vez que Carlos viu o mar, o rio, andou sem coleira, interagiu com animais de outras espécies, brincou na areia e farejou muitos cheiros diferentes. Eu realmente fiquei curioso com esse mix de sensações que ele estava sentindo e assim a história foi acontecendo. Tudo o que tem no livro é a narrativa dos fatos que Carlos vivenciou”, afirma ele, que tem dois projetos musicais voltados para crianças.

Integrante da banda Del Rey, China reconstituiu a trajetória de Carlos, e todas suas reações, surpresas e possíveis pensamentos, também em textos rimados. E, assim como aconteceu com Emicida, a influência do cordel foi forte. No caso de China, da mãe cordelista. “Mas não segui as regras das contagens de sílabas do cordel, deixo isso pra quem entende bem do assunto, como a minha mãe. Preferi usar rimas livres para dar esse primeiro passo no mundo da literatura”, afirma. “Desde sempre, minha mãe me enche de cultura e informação. Seja contando histórias quando eu era pequeno, me fazendo gostar de ler, mostrando os vários caminhos que uma história pode ter. Eu lia muito cordel e gibi em casa quando era pequeno, mas gostava mesmo quando ela contava essas histórias pra mim. Aquelas entonações na voz, a fala de cada personagem, isso tudo era muito gostoso e eu viajava na imaginação.”

Em Carlos viaja, a escrita de China, detalhista na descrição das cenas, vem acompanhada das ilustrações da cantora e amiga Tulipa Ruiz, que deu contornos divertidos à jornada desse herói, que transita entre o cenário urbano e o sertão nordestino com a mesma curiosidade e alegria. “Tenho feito muita contação de histórias do livro para crianças e eles me perguntam coisas sobre a viagem e sobre Carlos, que eu nem imaginava que esse livrinho abrisse um universo lúdico tão grande na cabeça da molecada”, diz ele. E virão novas aventuras do Carlos? “Agora estamos planejando ir ao Uruguai de carro e, claro, Carlos vai junto. Quem sabe não pintam histórias internacionais para esse cachorrinho?”.

Serviço

Carlos Viaja
Autor: China
Ilustrações: Tulipa Ruiz
Editora: Jubarte (68 págs., R$ 36)