CINEMA » São Luiz pode reabrir em seis meses

Publicação: 28/02/2024 03:00

Fechado desde 2022, o Cinema São Luiz, no Centro do Recife, recebeu a primeira visita técnica da empresa contratada para realizar a restauração do forro de gesso decorado. O prazo estimado para a conclusão da obra é de seis meses. Após esta etapa, mesmo ainda previstas mais melhorias, a sala já estará pronta para receber o público, segundo a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Na última semana os representantes da empresa contratada fizeram os primeiros testes com equipamentos tecnológicos empregados atualmente na análise técnica de restauração. Antonio Sarasá, conservador e restaurador do Estúdio Sarasá, a arquiteta Madga Rosa, coordenadora, e Matheus Almeida, gestor do Patrimônio Cultural da obra, foram recebidos pelo diretor de Obras e Projetos Especiais da Fundarpe, Frederico Almeida.

“Chegamos à etapa de restauração do forro, que permitirá reabrirmos, o mais breve possível, o Cinema São Luiz”, celebrou Almeida. “O restauro vai tirar o perigo, motivo de a sala estar interditada, e vamos conseguir fazer projeções”, disse.

Ainda segundo o diretor, serão necessárias na edificação melhorias de acessibilidade, instalação de elevador para visitação e banheiros acessíveis. “Contratamos uma empresa que veio devidamente equipada para fazer o melhor possível para este forro. Tivemos um grande êxito com essa licitação. A partir de agora temos um prazo de seis meses para a conclusão da obra”, explicou.