A ciência do questionamento "Errados são os outros!", do professor Ulysses Paulino de Albuquerque, debate diferença entre ceticismo e negacionismo em meio a um bombardeio de informações

André Guerra

Publicação: 03/07/2024 03:00

Reflexões e inquietações durante o período pandêmico, especialmente diante do amplo debate sobre desinformação e negacionismo, levaram o professor e pesquisador pernambucano Ulysses Paulino de Albuquerque, titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a desenvolver o livro digital ‘Errados são os outros! Ceticismo, pseudoceticismo e ciência’, já disponível gratuitamente em formato ebook para computador, celular e leitor de e-book.

Considerado um dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo em 2023 pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), Ulysses se dedica cada vez mais ao estudo interdisciplinar e, com doutorado em Biologia Vegetal, foi fundador e coordenador do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde lecionou até 2017. Desde 2021, ocupa a cadeira 46 da Academia Pernambucana de Ciências.

Com estudos e interesses voltados para as áreas da filosofia e sociologia, Ulysses demonstra desde sempre interesse em compreender a relação humana com a natureza e suas questões comportamentais também de outros segmentos, como formações ideológicas, negacionismo climático, xenofobia, entre outros fenômenos que se tornaram ainda mais debatidos a partir de 2020.

“Foi doloroso assistir à irresponsabilidade gerada por notícias falsas e pelo mau uso da ciência, inclusive por aqueles que deveriam defender a perspectiva científica, assim como agora é angustiante ver os prejuízos dessa prática de disseminar desinformações em relação à tragédia no Rio Grande do Sul”, compara Ulysses.

Leia mais

www.diariodepernambuco.com.br/viver