Homenagem ao mestre Lenda da música, o Maestro Duda recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco

Publicação: 06/07/2024 03:00

O Maestro Duda recebeu, da Universidade Federal de Pernambuco, o título de Doutor Honoris Causa em cerimônia realizada na Concha Acústica Paulo Freire, na manhã da sexta-feira (5). A cerimônia também contou com a presença de consagrados mestres do frevo, autoridades, familiares e amigos, além da comunidade acadêmica da UFPE. O Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação foi responsável pela proposição da entrega do título.

Pernambucano de Goiana, José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, é uma figura central na história da música brasileira e um dos nomes fundamentais do frevo em Pernambuco, além de ser compositor de maracatus, dobrados e sambas, entre outros ritmos. Aos 88 anos, ele agora faz parte de um grupo especial para a relação entre a UFPE e a cultura do estado, como Lia de Itamaracá, Onildo Almeida e João do Pife, que também receberam o mesmo título.

Regente, compositor, arranjador e instrumentista, Maestro Duda chegou a tocar oboé na Orquestra Sinfônica do Recife e formou várias bandas de frevo, tendo a carreira repleta de sucessos, como “Nino, o pernambuquinho”. Também atuou no teatro, ao musicar “Um Americano no Recife”, com direção de Graça Melo, e outras peças dirigidas por Lúcio Mauro e Wilson Valença. Foi chefe do Departamento de Música da TV Jornal e trabalhou na TV Bandeirantes, em São Paulo. Voltou ao Recife em 1970 para integrar novamente a Orquestra Sinfônica ao mesmo tempo em que tornou-se professor-arranjador do Conservatório Pernambucano de Música.

O músico recebeu o prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira em 1980, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos. Reconhecida sua excelência cultural, foi eleito como Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2010, e homenageado pelo Carnaval do Recife em 2011.

Em declaração à Globo, o maestro se disse honrado. “Eu esperava receber ainda com saúde. Hoje estou limitado. Eu queria vir com meus pés, estou sendo trazido, mas é com muita honra. Estou muito feliz por receber. Deus só faz a as coisas na hora certa, né?”