Projeto leva maracatu para escolas públicas Ação percorrerá em quatro municípios tendo como referência o Maracatu Nação Encanto da Alegria, que promove ainda intercâmbio com grupos locais

Publicação: 27/08/2024 03:00

Uma aula diferente, participativa e formativa com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque virado. Assim será o projeto de Aula-espetáculo “Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho”, que circula entre hoje e quinta-feira (29), em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino das regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

A ação, idealizada pelo Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, leva para o ambiente escolar ensinamentos sobre os principais personagens, trajes e musicalidade, além de finalizar com uma apresentação para mostrar na prática a vivência artística.

Em cada uma das cidades visitadas o projeto terá participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Afoxé Omo Inã, no Recife; o Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro, em Carpina; o Papanguarte – Balé Popular de Bezerros, em Bezerros; e, o Boi Arcoverde, em Arcoverde.

“Essa atividade é uma rica oportunidade para mostrar na prática nossa diversidade cultural, como ela funciona e sua integração entre as manifestações. E tudo isso no território desses estudantes e professores, perto dos seus olhos e com a possibilidade de participar perguntando, dançando e/ou cantando ao lados dos brincantes”, ressalta o produtor geral e professor Clébio Marques.

Fundado em 10 de dezembro de 1998, o Maracatu Nação Encanto da Alegria mantém um trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do carnaval pernambucano.