INTERNET » Série mostra vida digital da Geração Z

Publicação: 30/09/2024 03:00

Em tempos em que as advertências sobre os perigos das redes sociais só aumentam, a minissérie “Social Studies” abre uma janela para a vida digital comovente, mas aterrorizante, dos adolescentes nos Estados Unidos. A diretora americana Lauren Greenfield filmou, durante um ano, o cotidiano de dezenas de adolescentes em Los Angeles, na Califórnia, marcado pela sua constante interação com o mundo através das redes sociais.

Em cinco episódios, Greenfield mostra aos espectadores como é difícil para a Geração Z navegar pelos turbulentos anos da puberdade em um mundo governado por algorítimos. “A série retrata que muitos dos adolescentes têm sentimentos contraditórios em relação às redes sociais”, disse Greenfield em uma coletiva de imprensa. “Eles são muito conscientes da maioria dos efeitos negativos que os afetam”.

“Social Studies” apresenta histórias de jovens ente 16 e 20 anos sob constante pressão social das plataformas online e o impacto do consumo de notícias em uma plataforma tão imediata. “É difícil dizer o que foi colocado na sua mente e o que você gosta de verdade”, diz uma jovem. No entanto, o documentário também mostra a outra face da moeda: como as redes sociais desempenham um papel importante na conexão de pessoas que se sentem isoladas. (AFP)