QUADRO » Van Gogh vendido por R$ 175 milhões

Publicação: 27/09/2024 03:00

O quadro de Vincent Van Gogh “Les canots amarrés” foi vendido por 32,2 milhões de dólares (R$ 175,1 milhões na cotação atual) em um leilão, ontem, em Hong Kong. No entanto, não bateu o recorde da obra ocidental mais cara vendida na Ásia.  A pintura foi a peça central do leilão inaugural organizado para celebrar a abertura da nova sede da casa de leilões Christie’s em Hong Kong. Christie’s esperava obter no leilão entre 30 e 50 milhões de dólares (entre 163,2 e 272 milhões de reais na cotação atual).

No entanto, Christian Albu, vice-presidente e diretor de arte dos séculos XX e XXI da Christie’s Asia Pacific, comemorou o fato de ser “um recorde para um Van Gogh na Ásia”.

A obra ocidental mais cara já vendida na Ásia é “Warrior” de Jean-Michel Basquiat, vendida por 41,7 milhões de dólares em 2021 (226,8 milhões de reais na cotação atual).

O quadro de Van Gogh, propriedade da família real italiana Bourbon das Duas Sicílias, é “a pintura mais importante do artista colocada à venda na Ásia”, disse a Christie’s. “’Les canots amarrés’ marca um rito fundamental” na carreira do artista, acrescentou a casa de leilões.

Esta pintura é uma das quase 40 obras que Van Gogh criou durante sua estadia na cidade francesa de Asnières, nos arredores de Paris, no verão de 1887. (AFP)