Comissão aprova PL do Dia Nacional do Brega Iniciativa faz parte de um conjunto de ações com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional

Publicação: 17/10/2024 04:30

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega. Agora, o projeto do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) segue para o Senado Federal.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional. Caso aprovado, o Dia Nacional do brega será comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem ao cantor Reginaldo Rossi

“Hoje é um dia para celebrar. O movimento brega é uma potência cultural, mas por vezes é estigmatizado e marginalizado. Esse projeto tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir ainda mais o fomento de políticas públicas que coloque o brega e toda sua cadeia cultural e econômica em lugar de destaque no cenário nacional.

Precisamos escutar, em Brasília, os movimentos, para que eles nos apontem o caminho que devemos seguir”, afirmou o deputado Pedro Campos (PSB), o autor do projeto.

O pesquisador  Thiago Soares classifica a aprovação do projeto de lei como fundamental para o brega, que está presente na cultura brasileira há 60 anos. “O Dia Nacional do Brega endossa importância cultural de um movimento subalternizados ligado às comunidades periféricas. A iniciativa representa um olhar do poder público sobre uma cultura marginalizada e traz à tona um debate mais amplo, sobretudo, para reduzir os estigmas das formas culturais periferizadas, um acolhimento sob respaldo de lei”, afirmou.

Para o relator na CCJC, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), o projeto de lei visa homenagear um gênero musical que, efetivamente, possui relevância cultural no Brasil.

“É uma justa homenagem a um gênero de grande importância cultural, com grande relevância na formação da identidade cultural brasileira e seu impacto na música popular”, afirmou Carreras em parecer.