Dia do Músico reverencia arte de João Pernambuco O violonista foi o primeiro compositor a escrever para violão solo no país e terá suas canções interpretadas pela mineira Glaucia Nasser, na Praça do Arsenal

Pedro Ferrer
Especial para o Diario

Publicação: 22/11/2024 03:00

Os clarins da arte pernambucana tomarão conta da Praça do Arsenal na noite de hoje, Dia do Músico. A partir das 19h30, vai ter festa em frente ao museu Paço do Frevo, embalada pelo Bloco da Saudade, pela Orquestra do Maestro Oséas e comandada pela cantora mineira Glaucia Nasser. Tudo em homenagem e reverência a João Pernambuco. Violonista pernambucano, o Poeta do Violão entrou para a história como primeiro compositor a escrever para violão solo no Brasil.

Autor de um respeitado repertório - como Luar do Sertão, uma das músicas mais gravadas no País, por nomes que vão de Fafá de Belém a Marisa Monte, e Sons de Carrilhões, tocada em todos os continentes -, ele terá suas composições interpretadas por Glaucia, que empreendeu uma verdadeira cruzada musical nos últimos meses para resgatar a memória e importância histórica de João Pernambuco para a música nacional.

No pocket-show, a cantora mineira apresentará obras célebres do artista, que migrou de uma infância humilde no sertão para a posteridade artística. Ela estará acompanhada por Paulo Dafilin (violão), Cezzinha (sanfona) e Luidinho (sopro). O espetáculo será emoldurado por projeções de imagens do espetáculo e do Sertão pernambucano, onde o instrumentista e compositor nasceu. A programação contará ainda com uma grande participação especial: a primeira aparição do boneco gigante de João Pernambuco, alegoria encomendada por Glaucia ao mestre Camarão, bonequeiro de Olinda.

“É exatamente assim que me sinto: útil à cultura do Brasil, por resgatar a importância do legado de João Pernambuco, que havia sido esquecido pelo grande público, embora sempre tenha sido celebrado e muito respeitado pelos violonistas do país”, comemora Glaucia.