Nevermind chega a 700 semanas na Billboard Clássico lançado em 1991 prova sua atemporalidade, pois mesmo 33 anos após o lançamento continua atual, retratando os anseios e angústias de uma geração

Publicação: 26/12/2024 03:00

O clássico álbum Nevermind, do Nirvana, continua a conquistar feitos incríveis, mesmo mais de 30 anos após seu lançamento. O disco, considerado uma obra-prima do rock alternativo e grunge, agora atingiu um marco histórico impressionante: 700 semanas não consecutivas na Billboard 200, uma das paradas musicais mais importantes do mundo. Esse feito coloca o álbum entre as maiores obras da música mundial, deixando sua marca indelével na história do rock.

Lançado em 1991, Nevermind rapidamente se tornou um ícone cultural. A canção 'Smells Like Teen Spirit', considerada um hino de uma geração, foi o grande divisor de águas para o Nirvana e o gênero grunge. Kurt Cobain, com sua voz crua e letras profundas, cativou uma legião de fãs e levou o grupo ao estrelato global. E o impacto de Nevermind não parou por aí. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 35 milhões de cópias distribuídas ao redor do planeta, além de uma certificação de diamante pela Recording Industry Association of America (RIAA).

A incrível longevidade do disco reflete sua capacidade de se manter relevante, sendo ouvido por novas gerações, e mais uma vez mostrou sua resistência nas paradas, figurando até mesmo ao lado de álbuns de artistas contemporâneos, como Hybrid Theory, do Linkin Park, que também possui 700 semanas na Billboard.

Nevermind traz uma coleção de faixas que são verdadeiros marcos da música mundial. Além da já citada 'Smells Like Teen Spirit', que se tornou o primeiro single do álbum, outras como 'Come As You Are', 'Lithium' e 'In Bloom' ajudaram a consolidar a identidade única da banda.

E o melhor: mesmo após tanto tempo, essas músicas continuam sendo amadas e celebradas por fãs de todas as idades.

Aliás, o famoso verso do refrão de 'Smells...', "Here we are now, entertain us",  veio de uma ideia espontânea de Kurt Cobain ao observar o comportamento da sociedade da época, refletindo o espírito rebelde do grunge.

Uma curiosidade sobre o nome da música: ele surgiu de uma brincadeira de sua amiga Kathleen Hanna, vocalista da banda Bikini Kill, que escreveu "Kurt Smells Like Teen Spirit" na parede da casa de Cobain. O "teen spirit" citado por ela era uma marca de desodorante, que o principal compositor da banda aproveitou para fazer a canção. (Correio Braziliense)