Oscar 2025 é atípico e disputa segue aberta Edição do Oscar tem vários candidatos fortes nas principais categorias. Filmes com mais indicações já eram destaques em outros festivais, como Cannes e Veneza

André Guerra

Publicação: 24/01/2025 03:00

A atual temporada de premiações que culmina no Oscar 2025, cujas indicações foram anunciadas ontem, é atípica de várias maneiras diferentes. Os incêndios florestais em Los Angeles foram responsáveis ainda por adiamentos nos anúncios do Oscar e cerimônias de outras premiações.

Com a situação sendo controlada aos poucos, as premiações da indústria cinematográfica testemunharam a maior torcida brasileira da história, tanto para Ainda Estou Aqui como para Fernanda Torres, em um ano com vários candidatos fortes distribuídos em diferentes eventos.

CANDIDATOS
O protagonismo dos longas de grande repercussão no Festival de Cannes 2024 foi um dos destaques deste Oscar. Vencedor da última Palma de Ouro, a comédia dramática independente Anora, de Sean Baker, se confirmou um poderoso concorrente a Melhor Filme e também a Melhor Atriz, colocando em alta a atuação tocante e explosiva da jovem Mikey Madison.

Controverso musical francês ambientado no México e vencedor do prêmio de atuação feminina em Cannes, Emilia Pérez, de Jacques Audiard, liderou a edição deste ano com 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Direção e a nomeação histórica de Melhor Atriz para Karla Sofia Gascón (primeira atriz trans indicada).

Outro sucesso de Cannes foi o altamente comentado A Substância, de Coralie Fargeat. O filme concorre em cinco categorias, incluindo Filme e Direção. Vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical, Demi Moore, em um retorno triunfal, concorre agora ao prêmio da Academia.

Consagrado no Festival de Veneza com o Leão de Prata, o drama épico O Brutalista ficou com dez indicaçõe. Dirigido por Brady Corbet e protagonizado por Adrien Brody, o longa chega forte na disputa de Melhor Filme, Direção e Ator.

Thriller aclamado, Conclave, de Edward Berger, aparece em oito categorias. Nomeado para Melhor Ator, Ralph Fiennes pode ter sua primeira vitória - enquanto Isabella Rossellini conquistou a sua primeira indicação com apenas sete minutos de tela.

Quem chegou de surpresa foi Um Completo Desconhecido, cinebiografia de Bob Dylan dirigida por James Mangold e protagonizada por Timothée Chalamet. Com oito indicações, o filme está em um momento forte, com elenco, direção e roteiro listados pela Academia. Dois blockbusters de grande bilheteria fecham a lista: o musical Wicked, de Jon M. Chu, indicado em dez categorias, e a ficção científica Duna: Parte 2, de Denis Villeneuve, com cinco indicações no total.