Palco Giratório faz sua estreia nacional no Recife
Promovido pelo Sesc, maior projeto de itinerância de artes cênicas do país conta este ano com 16 grupos artísticos e passará por 96 cidades até dezembro
Publicação: 25/04/2025 03:00
![]() | |
De hoje até domingo, o espetáculo Circo Science ocupará o Parque Urbano da Macaxeira |
A 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de itinerância de artes cênicas no Brasil, será lançada hoje no Recife. O evento acontece no Parque Urbano da Macaxeira, com a apresentação do espetáculo Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro, com a Trupe Circus (PE). Este ano, 16 grupos de 15 estados participarão do circuito, que chegará a 96 cidades até dezembro, com teatro, circo, dança e performance. A programação poderá ser acompanhada no site e nas redes sociais do Sesc em cada estado.
O circo será o grande homenageado do Palco Giratório 2025 por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social que tem grande impacto na periferia do Recife, e de Fátima Pontes, líder da companhia há 27 anos. Fátima é referência na arte circense do país, além de atriz, pesquisadora e dramaturga.
Também faz parte da programação de lançamento do circuito a inauguração da nova lona da Escola Sesc Pernambuco de Circo Social, localizada no Sesc Ler São Lourenço da Mata. Ela vai atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com aulas gratuitas baseadas na pedagogia de circo social.
ESPETÁCULOS
Os 16 grupos participantes do Palco Giratório 2025 levarão ao público humor, poesia, música, teatro e dança, além do universo do circo. Os espetáculos passam por temas que vão da influência dos povos ancestrais, espiritualidade e relações familiares até a inclusão social. É o caso do espetáculo Da Janela, da Trupe do Experimento, do Rio de Janeiro, que narra a amizade entre três crianças e utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover acessibilidade. Já o grupo Dimenti, da Bahia, participa com Biblioteca de Dança, em que o elenco transforma seus corpos em “livros vivos”.
“O Palco Giratório permite essa difusão e o intercâmbio entre artistas e o público nas mais diferentes expressões criativas. A curadoria é formada por profissionais do Sesc de todo o país, que acompanham o cenário teatral em suas regiões. Isso possibilita a diversidade de temáticas, que retratam a riqueza da produção cênica brasileira”, destaca Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.