Em Itamaracá, uma moda que nasce da tradição
Curso gratuito capacita mulheres da ilha, localizada no litoral Norte, na técnica do conhecido fuxico e prepara a criação de uma associação de "fuxiqueiras"
Allan Lopes
Publicação: 25/07/2025 03:00
![]() | |
No curso, as mulheres aprendem a aplicar a técnica do fuxico como instrumento de moda |
A tradição como ponto de partida para o empreendedorismo e a autonomia feminina é o eixo central do curso "Fuxiqueiras da Ilha", já em andamento no Centro Cultural Estrela de Lia, na praia de Jaguaribe, em Itamaracá. Com dois módulos de formação gratuita, a iniciativa visa resgatar e reinventar o fuxico, técnica têxtil popular no artesanato brasileiro, como linguagem de expressão criativa, conexão comunitária e ferramenta de geração de renda.
O primeiro módulo, viabilizado por emenda parlamentar via Ministério da Cultura, será focado no aprendizado do fuxico, explorando padrões e criações inspiradas em Lia de Itamaracá. As aulas serão conduzidas por Gabrielly Dantas, estilista, empreendedora da Ilha e cofundadora da Casa de Sal e do brechó Cabrochas, com assistência técnica da mãe, Edna Dantas, artesã de fuxico e educadora socioambiental.
Já o segundo integra o projeto Economia da Ciranda - Moda e Culinária Tradicional das Mulheres da Ilha, contemplado pelo edital "Empoderamento de Mulheres Negras", da Fundação Banco do Brasil. Nessa etapa, as participantes irão desenvolver uma coleção a partir do fuxico, além de iniciarem o processo de formalização de uma associação e da criação da marca própria "Fuxiqueiras da Ilha".
Para a coordenadora do curso, a jornalista e produtora cultural Michelle de Assumpção, a iniciativa nasce da vocação da comunidade para o fazer manual. "Itamaracá sempre teve uma forte relação com o artesanato. Uma das nossas inspirações são os figurinos de Lia que, há décadas, comunica sua arte também pela moda. Essa formação fortalece a vocação do Centro Cultural Estrela de Lia de trabalhar com e para a sua própria comunidade", afirma Michelle.