CAMILA COUTINHO // MODA »
De blogueira a mulher de negócios
Camila Coutinho fez de um hobby a ponte para alcançar o reconhecimento no mundo da moda
Aline Ramos
aline.ramos@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 02/12/2017 03:00
“Se você acreditar na sua ideia, trabalhar muito e amar o que faz, pode ter certeza que vai dar certo!”, afirma Camila Coutinho, criadora do blog Garotas Estúpidas, considerado o sétimo mais visto internacionalmente e o quarto mais influente a nível global, eleito em 2013. Tudo começou aos 19 anos, numa madrugada de insônia. A estudante de design de moda estava decidida a substituir os e-mails de notícias compartilhadas com duas amigas por um espaço que reunisse o que elas mais gostavam de ler: os maiores bafões da época, como o último chilique da atriz problemática Lindsay Lohan. Nascia assim o GE, blog pioneiro em moda no país. A recifense deu esse nome em homenagem ao single da cantora P!nk, Stupid girls, uma brincadeira com a despretensiosa proposta de comentar tudo aquilo que faz parte do lado mulherzinha.
Atualmente com 30 anos, Camila hoje é uma cidadã do mundo em permanente viagem. A primeira influenciadora digital brasileira a fazer parte do casting da renomada agência The Society Management, divisão de Nova York da Elite World, que cuida da carreira de personalidades como Kendall Jenner e Willow Smith, não perde as principais semanas de moda. Suas idas às fashions weeks são acompanhadas passo a passo pelos mais de dois milhões de seguidores que tem no Instagram. A influencer também acumula mais de 21 milhões de visualizações em seu canal do YouTube.
Mesmo com a expansão das redes sociais, Camila Coutinho continua firme com o seu blog. “O Garotas Estúpidas e eu sempre caminhamos juntos há 11 anos. Contudo, ao longo dos anos, o cenário mudou. Depois que comecei a falar em primeira pessoa, o público passou a me conhecer mais e escutar a minha opinião pessoal. Hoje, a figura da blogueira é mais como influenciadora, formadora de opinião. Realmente surgiram novas demandas, novas propostas, como por exemplo campanhas, participações em programas de TV, que são coisas que só eu posso fazer. Então, vou balanceando isso. Mas sem dúvida, o GE é a minha prioridade. Diferente de outras blogueiras que possuem páginas com seus nomes, no caso do Garotas Estúpidas, eu quis estrategicamente, separar para que as duas marcas – Camila Coutinho e GE – pudessem ser fortes e que uma não se sobrepusesse a outra”, conta.
“Com o crescimento das redes sociais, a gente focou em fortificar o blog nesses meios. Criamos o Instagram do GE (@garotasestupidas), hoje com mais de um milhão de seguidores, para falar de forma mais rápida sobre os eventos e das últimas novidades, porque a moda é muito visual e o Insta é uma ferramenta perfeita para isso. E eu acredito muito nessa criação de conteúdo diferente para cada plataforma. O blog continua a todo vapor, mas claro que as pessoas estão mais presentes nas redes sociais do que no blog, onde a frequência caiu um pouco. Então, o conteúdo para a página também tem que se adaptar a isso. Inclusive, é um dos planejamentos para 2018, reformular a forma de comunicar no GE”, completa.
Camila não abre mão de participar ativamente em seu canal, que deu o pontapé inicial para sua carreira no mundo fashion. “Eu estou mais presente no YouTube, nas minhas redes sociais e nas coisas que só eu posso fazer. Eu conto com a ajuda da Andressa, no conteúdo do blog. Entretanto, procuro participar ao máximo, mando muita pauta e edito todos os posts”, detalha. Mesmo diante de uma agenda lotada, há sempre espaço para empreender mais. “Atualmente, estou envolvida com o GE, na minha própria carreira, que eu mesma administro, e, agora abrindo um novo braço que é uma agência de conteúdo digital. Quero ter novos negócios, mas que tenham a ver com o que eu gosto e sei fazer, que é comunicar, gerar conteúdo para a internet”, pontua.
Entre suas inúmeras viagens a São Paulo, Camila Coutinho resolveu fixar raízes na capital paulista. “Na verdade, eu nunca tive essa pressão de me mudar para São Paulo. Já recebi alguns convites de trabalho lá. No início do blog fui chamada para trabalhar numa revista e eu recusei na época, porque queria focar no meu próprio negócio e sempre achei tranquilo administrar tudo do Recife. Ser pernambucana sempre me deu destaque, me trouxe mais repertório, pois temos uma cultura muito rica. Mas chegou um momento em que eu estava indo muito para lá a trabalho e eu ficava nesse vai e vem. Então, essa decisão de morar hoje em Sampa foi uma vontade minha”, explica.
A influenciadora digital acumula em sua lista profissional trabalhos para as marcas Chopard, Rommanel, Riachuelo, Burberry, Prada, entre outras. “O ritmo só cresce, graças a Deus (risos). Temos muitas demandas de viagens, de campanhas, de eventos e tento equilibrar sempre, porque o meu trabalho tem muito a ver comigo, minha vida pessoal também. E eu preciso de alguns momentos também para comandar o negócio do outro lado, o backstage mesmo, como fazer minhas reuniões, planejar. Além disso, quero me divertir, ver minha família, meus amigos. Então, isso vai ser um eterno balanço que eu e minha equipe sempre conversamos e fazemos escolhas todos os dias, porque o trabalho é muito bom, mas a vida pessoal é muito importante. Fazemos em média de um, a no máximo, três eventos por semana e viagens, se for internacional, uma a cada dois meses. Já dentro do Brasil, de três a quatro mensalmente”, revela.
Com a vida pública veio também a fama. “Eu sou assediada, mas é num nível de assédio diferente. Não é como uma cantora ou uma celebridade de novela, por exemplo. É algo muito confortável e muito fofo. As pessoas me abordam de uma maneira muito querida e eu fico muito feliz, porque esse feedback é uma forma muito legal para eu conhecer melhor o meu público”, diz.
Quando questionada sobre seus planos, Camila não pensa duas vezes: “Eu quero continuar comunicando e tocando a minha carreira. Quero investir cada vez mais em conteúdo. Vou lançar meu livro agora em 2018, que é mais focado no business, e nas minhas experiências ao longo desses anos. É uma obra bem leve. A palavra para 2018 é conteúdo. Vou continuar gerando muita informação de qualidade para o GE, tocando minha carreira como influenciadora, mas pensando em conteúdo e criar projetos para as marcas que vamos atender na nova agência, que é algo que já fazíamos com o blog há algum tempo”, crava.
“As pessoas me abordam de uma maneira muito querida e eu fico muito feliz, porque esse feedback é uma forma muito legal para eu conhecer melhor o meu público”
CAMILA COUTINHO, INFLUENCIADORA DIGITAL
SEJA VOCÊ MESMO E TERÁS SUCESSO!
“Não existe uma fórmula pronta. Meu conselho para quem está ingressando agora neste mundo de influencers é encontre uma linguagem própria e seja original. Busque se inspirar em outras pessoas, mas traga sempre sua essência e algo original para o seu público. A grande sacada é encontrar maneiras de criar conteúdo, seja por fotos bonitas, vídeo, texto ou um mix de tudo.”
Atualmente com 30 anos, Camila hoje é uma cidadã do mundo em permanente viagem. A primeira influenciadora digital brasileira a fazer parte do casting da renomada agência The Society Management, divisão de Nova York da Elite World, que cuida da carreira de personalidades como Kendall Jenner e Willow Smith, não perde as principais semanas de moda. Suas idas às fashions weeks são acompanhadas passo a passo pelos mais de dois milhões de seguidores que tem no Instagram. A influencer também acumula mais de 21 milhões de visualizações em seu canal do YouTube.
Mesmo com a expansão das redes sociais, Camila Coutinho continua firme com o seu blog. “O Garotas Estúpidas e eu sempre caminhamos juntos há 11 anos. Contudo, ao longo dos anos, o cenário mudou. Depois que comecei a falar em primeira pessoa, o público passou a me conhecer mais e escutar a minha opinião pessoal. Hoje, a figura da blogueira é mais como influenciadora, formadora de opinião. Realmente surgiram novas demandas, novas propostas, como por exemplo campanhas, participações em programas de TV, que são coisas que só eu posso fazer. Então, vou balanceando isso. Mas sem dúvida, o GE é a minha prioridade. Diferente de outras blogueiras que possuem páginas com seus nomes, no caso do Garotas Estúpidas, eu quis estrategicamente, separar para que as duas marcas – Camila Coutinho e GE – pudessem ser fortes e que uma não se sobrepusesse a outra”, conta.
“Com o crescimento das redes sociais, a gente focou em fortificar o blog nesses meios. Criamos o Instagram do GE (@garotasestupidas), hoje com mais de um milhão de seguidores, para falar de forma mais rápida sobre os eventos e das últimas novidades, porque a moda é muito visual e o Insta é uma ferramenta perfeita para isso. E eu acredito muito nessa criação de conteúdo diferente para cada plataforma. O blog continua a todo vapor, mas claro que as pessoas estão mais presentes nas redes sociais do que no blog, onde a frequência caiu um pouco. Então, o conteúdo para a página também tem que se adaptar a isso. Inclusive, é um dos planejamentos para 2018, reformular a forma de comunicar no GE”, completa.
Camila não abre mão de participar ativamente em seu canal, que deu o pontapé inicial para sua carreira no mundo fashion. “Eu estou mais presente no YouTube, nas minhas redes sociais e nas coisas que só eu posso fazer. Eu conto com a ajuda da Andressa, no conteúdo do blog. Entretanto, procuro participar ao máximo, mando muita pauta e edito todos os posts”, detalha. Mesmo diante de uma agenda lotada, há sempre espaço para empreender mais. “Atualmente, estou envolvida com o GE, na minha própria carreira, que eu mesma administro, e, agora abrindo um novo braço que é uma agência de conteúdo digital. Quero ter novos negócios, mas que tenham a ver com o que eu gosto e sei fazer, que é comunicar, gerar conteúdo para a internet”, pontua.
Entre suas inúmeras viagens a São Paulo, Camila Coutinho resolveu fixar raízes na capital paulista. “Na verdade, eu nunca tive essa pressão de me mudar para São Paulo. Já recebi alguns convites de trabalho lá. No início do blog fui chamada para trabalhar numa revista e eu recusei na época, porque queria focar no meu próprio negócio e sempre achei tranquilo administrar tudo do Recife. Ser pernambucana sempre me deu destaque, me trouxe mais repertório, pois temos uma cultura muito rica. Mas chegou um momento em que eu estava indo muito para lá a trabalho e eu ficava nesse vai e vem. Então, essa decisão de morar hoje em Sampa foi uma vontade minha”, explica.
A influenciadora digital acumula em sua lista profissional trabalhos para as marcas Chopard, Rommanel, Riachuelo, Burberry, Prada, entre outras. “O ritmo só cresce, graças a Deus (risos). Temos muitas demandas de viagens, de campanhas, de eventos e tento equilibrar sempre, porque o meu trabalho tem muito a ver comigo, minha vida pessoal também. E eu preciso de alguns momentos também para comandar o negócio do outro lado, o backstage mesmo, como fazer minhas reuniões, planejar. Além disso, quero me divertir, ver minha família, meus amigos. Então, isso vai ser um eterno balanço que eu e minha equipe sempre conversamos e fazemos escolhas todos os dias, porque o trabalho é muito bom, mas a vida pessoal é muito importante. Fazemos em média de um, a no máximo, três eventos por semana e viagens, se for internacional, uma a cada dois meses. Já dentro do Brasil, de três a quatro mensalmente”, revela.
Com a vida pública veio também a fama. “Eu sou assediada, mas é num nível de assédio diferente. Não é como uma cantora ou uma celebridade de novela, por exemplo. É algo muito confortável e muito fofo. As pessoas me abordam de uma maneira muito querida e eu fico muito feliz, porque esse feedback é uma forma muito legal para eu conhecer melhor o meu público”, diz.
Quando questionada sobre seus planos, Camila não pensa duas vezes: “Eu quero continuar comunicando e tocando a minha carreira. Quero investir cada vez mais em conteúdo. Vou lançar meu livro agora em 2018, que é mais focado no business, e nas minhas experiências ao longo desses anos. É uma obra bem leve. A palavra para 2018 é conteúdo. Vou continuar gerando muita informação de qualidade para o GE, tocando minha carreira como influenciadora, mas pensando em conteúdo e criar projetos para as marcas que vamos atender na nova agência, que é algo que já fazíamos com o blog há algum tempo”, crava.
“As pessoas me abordam de uma maneira muito querida e eu fico muito feliz, porque esse feedback é uma forma muito legal para eu conhecer melhor o meu público”
CAMILA COUTINHO, INFLUENCIADORA DIGITAL
SEJA VOCÊ MESMO E TERÁS SUCESSO!
“Não existe uma fórmula pronta. Meu conselho para quem está ingressando agora neste mundo de influencers é encontre uma linguagem própria e seja original. Busque se inspirar em outras pessoas, mas traga sempre sua essência e algo original para o seu público. A grande sacada é encontrar maneiras de criar conteúdo, seja por fotos bonitas, vídeo, texto ou um mix de tudo.”
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