10 ANOS SEM EDUARDO » Memórias em todos os cantos de Pernambuco Ex-governador dá nome a espaços públicos, a um hospital e um estádio, além de uma barragem e avenidas importantes

Publicação: 13/08/2024 03:00

Dando nome a diversos pontos importantes de Pernambuco, Eduardo Campos permanece na memória do estado. Apenas duas semanas após sua morte, deputados estaduais já propunham os primeiros projetos de lei para homenagear o ex-governador em obras e honrarias. Como resultado, dezenas de locais passaram a se chamar “Eduardo Campos”.

O ato de nomear espaços públicos, como praças e ruas, com o nome de figuras políticas, carrega significados profundos e, por vezes, polêmicos. Essa prática, comum em todo o Brasil, visa homenagear pessoas que marcaram a história de um município, estado ou país. De acordo com o historiador João Pedro Holanda, o ato de nomear espaços públicos com títulos de políticos cria uma memória coletiva. “Quando se nomeia, se faz por alguma razão. E o ato de nomear espaços públicos tem a ver com aquilo que a gente chama de ‘construção da memória’, especialmente da memória coletiva. A memória é um artifício seletivo. Lembra-se de algumas coisas e não de outras”, destaca.

Para o historiador, este costume surgiu ainda durante a colonização portuguesa. “Vários intérpretes importantes, como Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro, costumam afirmar que existe no Brasil uma certa dificuldade de fazer uma distinção clara, límpida e cristalina entre público e privado. E está aí, nessa tradição herdada da colonização portuguesa, uma das raízes, uma das origens para o fato de a gente nomear espaços públicos com nomes privados, com nomes particulares, de personagens considerados notáveis”.

Além do Complexo Turístico Portuário Governador Eduardo Campos (no Bairro do Recife), a Barragem de Serro Azul, em Palmares, foi oficialmente batizada com o nome do ex-governador. Em 2018, a barragem recebeu um investimento de R$ 200 milhões para a implantação de uma adutora com 58 quilômetros de extensão, a construção de quatro estações elevatórias e de reservatórios com capacidade total de 4.500 metros cúbicos de água, além da instalação de 28 quilômetros de linhas de transmissão elétrica e automação do novo sistema.

No Recife, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado em dezembro de 2020, no bairro da Estância. A unidade tem mais de 8 mil m² de área construída, com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimentos de média e alta complexidade. Também na capital, uma das vias mais movimentadas da Zona Norte ganhou o nome do socialista: a Avenida Beira Rio Governador Eduardo Campos. Ainda no estado, levam o nome do ex-governador o teleférico Governador Eduardo Campos (em Bonito), um Compaz e o Parque Governador Eduardo Campos (ambos no Recife), o Estádio Municipal Governador Eduardo Campos (em Correntes).