Procissão marítima reúne pescadores

Publicação: 24/06/2017 03:00

A devocão dos pescadores por São Pedro já é comemorada há 60 anos com procissão na Bacia do Pina. Tradicionalmente, a festa é celebrada no dia 29 de junho. Em Olinda e Recife, e no Litoral Sul, estão programadas missas e procissões. O evento tem o objetivo de agradecer as conquistas e pedir saúde e fartura para os trabalhadores e suas famílias.

No Vicariato Olinda, o vigário episcopal monsenhor José Albérico Bezerra informou que na comunidade Ilha do Maruim, a capela de Nossa Senhora da Rosa Mística, que faz parte da paróquia São Pedro Mártir de Verona e com forte devoção ao padroeiro dos pescadores, haverá procissão marítima, a partir das 9h. No retorno, será celebrada uma missa na Associação dos Pescadores de Ilha do Maruim (Aspim).

Já na Zona Sul da capital, no bairro de Brasília Teimosa, a congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em parceria com a Prefeitura do Recife e Colônia dos Pescadores Z1 do Pina, realiza a 60ª festa de São Pedro, com a missa campal, às 8h, presidida pelo frei Nunes de Araújo, frade capuchinho, em frente à colônia. Às 14h, terá início a procissão terrestre pelas ruas do bairro, seguida da procissão fluvial, em direção ao Marco Zero, pela Bacia do Pina.

Em Tamandaré, litoral Sul de Pernambuco, o cortejo pelo mar sai às 10h, também do dia 29, partindo da Colônia dos Pescadores em direção à Igreja de São Pedro, primeira matriz dedicada ao santo, onde será celebrada uma missa presidida pelo padre Arlindo Laurindo.