Publicação: 15/08/2014 03:00
![]() | |
Menus oferecem dos populares feijoada e pizzas, até pratos mais gourmet. No Paço Real, Mignon com queijo do reino e salada de muçarela de búfala está entre os mais pedidos |
Sem molho, sal ou tempero. A comida de hospital já foi estigmatizada como “sem sabor” e não desperta o apetite nem entre os pacientes internados. No entanto, uma tendência que causa certa estranheza, mas que tem dado certo, é a instalação de restaurantes em centros de saúde do Recife. Nos cardápios, carnes e massas, passando por pizzas e até feijoada para despertar a curiosidade de um público diferente dos internados e acompanhantes.
No Hospital Santa Joana, nas Graças, o foco é o almoço. Sete opções de salada disputam espaço com feijoada e escondidinho. O Restaurante Casarão é um espaço aconchegante com capacidade de 36 pessoas que combina a decoração amarela com um buffet pequeno, mas não tão simples. As chefs Luciene Peixoto e Ana Sophia, que também é nutricionista, elaboram novas receitas diariamente, como purê de maçã ou quiche de maçã e banana. O buffet custa R$ 35 e não inclui bebidas ou sobremesa.
No caso de Bernadete Martes da Cunha, dona da Sabor de Beijo, quando teve a ideia de instalar uma unidade dentro do D’Ávila, na Madalena, o objetivo não era fisgar o público de fora. “Sempre que um neném nasce, os familiares passam aqui e compram uma torta”, conta. A Sabor de Beijo oferece café da manhã, almoço, jantar, lanches, bolos e docinhos. A empresária ainda destaca que muitos moradores da redondeza também aproveitam para fazer as refeições no último andar do hospital. A rede de cafeterias Delta também apostou no segmento e abriu uma unidade no Memorial São José.
Sushis são o grande sucesso da rede no Português
Expansão
Uma das maiores provas da qualidade da comida dos hospitais é o Paço Real, inaugurado há pouco mais de cinco anos no Real Hospital Português, na Ilha do Leite. O sucesso do estabelecimento foi tanto que o empresário resolveu abrir unidades no Shopping Recife, Empresarial Thomas Edison e no Paço Alfândega. “A ideia do hospital quando nos convidou era montar um espaço que tivesse capacidade de ser um dos melhores restaurantes hospitalares do Brasil. Visitamos outros lugares pelo país e depois de um tempo de funcionamento, levamos o nome para novos cantos do Recife”, contou Mello.
No cardápio, carnes disputam espaço com pizza e até sushi. A partir das 6h, a lanchonete abre com café da manhã - cuscuz, tapioca, macaxeira, ovo e pratos tradicionais. Às 11h, o serviço à la carte, com picanha e salmão entre os destaques, funciona junto com o self service (R$ 51,90, o quilo), que inclui até iguarias japonesas. A partir das 14h, até as 22h, o público ainda pode degustar as concorridas pizzas.
Serviço
Sabor de Beijo do D’Ávila
Onde: Avenida Visconde de Albuquerque, 681, Madalena
Telefone: (81) 3117-5570
Funcionamento: Todos os dias, das 6h30 às 21h
Casarão no Santa Joana
Onde: Rua Joaquim Nabuco, 200, Graças
Funcionamento: Segunda à sexta, das 12h às 15h
Paço Real no Hospital Português
Onde: Avenida Agamenon Magalhães, Paissandu
Telefone: (81) 3423-3233
Funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h
Delta no Memorial São José
Onde: Rua das Fronteiras, 175, Boa Vista
Telefone: (81) 3125-4502
Funcionamento: Segunda à sexta, das 7h30 às 20h