Já é de casa Reinventada à moda dos pernambucanos, o açaí, fruta típica das florestas tropicais da Amazônia, se tornou sobremesa refrescante, com acompanhamentos como granola e mel

Texto: Marina Simões
marina.simoes@diariodepernambuco.com.br
Fotos: Peu Ricardo

Publicação: 11/02/2017 03:00

Frozen (direita no alto, detalhe), com frutas (destaque) ou cupuaçu (direita, detalhe): delícias (Peu Ricardo/DP)
Frozen (direita no alto, detalhe), com frutas (destaque) ou cupuaçu (direita, detalhe): delícias

Alimento indispensável na mesa do paraense, o açaí é uma fruta que, pelos inúmeros benefícios à saúde, passou a fazer parte da rotina dos que buscam a boa forma. No Recife, casas especializadas adaptaram a receita ao paladar pernambucano. Na cidade, o açaí é vendido em diversos formatos, preços e combinações. “Lá no Norte, acompanha a comida salgada. Ele é servido puro, sem açúcar e em temperatura ambiente. No Nordeste, ganhou formato de sobremesa refrescante, além da adição de frutas, granolas, mel e outros elementos”, observa o chef paraense radicado no Recife Renato Romariz. A fruta típica das florestas tropicais da Amazônia tem um sabor bem característico e cor intensa. “O sabor terroso é suavizado ao misturá-la com xarope de guaraná, mel, açúcar e adoçantes”, diz o chef.

A Casa do Pará, empreendimento de família paraense que se instalou na capital pernambucana em 1998, tem como carro-chefe o açaí na tigela. Depois da primeira loja, em Boa Viagem, a marca abriu novas unidades em Piedade, Candeias e no Espinheiro. No cardápio, são mais de dez tipos de açaí e receitas do estado. Os preferidos da clientela são o açaí puro batido com açúcar demerara ou mascavo (R$ 14/300ml) e o “meio a meio” (tigela de açaí com cupuaçu, R$ 15/300 ml). “Notamos um crescimento maior no negócio a partir de 2014. Em seis meses, abrimos três lojas. Hoje vendemos de seis a sete toneladas mensais”, explica o empresário Kaio Thadeu.

Outra rede pernambucana, o Ponto do Açaí, também expandiu nos últimos tempos e, como o nome indica, tem açaí como principal receita da casa. A primeira loja foi aberta nos Aflitos, na Zona Norte, sucedida por outras em Piedade, Boa Viagem, Pina, Graças, Casa Forte, e até para além das divisas do estado, em Maceió e João Pessoa. Em breve, uma nova unidade será inaugurada em Olinda. Na carta de açaís estão o tradicional (com banana e granola, R$ 13,40), frozen (açaí, morango, kiwi, banana e granola, R$ 19,40/450 ml) e o milk shake de açaí (açaí grosso com sorvete, R$ 10,45). “Compramos as barras da polpa em Belém e processamos aqui. A ideia foi trazer o açaí verdadeiro e criar tigelas que agradassem a vários paladares, além de oferecer opção para repor as energias”, comenta o empresário Leonardo Lacerda, idealizador da marca.

A franquia alagoana Açaí Concept, dos sócios Rodrigo Melo e Miguel Silva, percebeu a aceitação do público pernambucano para o alimento e já instalou 11 unidades da cidade, além de Caruaru e Porto de Galinhas. Em breve, abrirá mais uma, na Praça de Casa Forte. O formato que eles oferecem é o de fast-food de açaí. “Servir o açaí no copo facilita o manuseio e proporciona rapidez e praticidade. Em 45 segundos entrego o produto na mão do cliente”, descreve o empresário pernambucano Rodrigo Melo.

Eles apostam na variedade de acompanhamentos - dez tipos de caldas (caramelo, morango, mel, leite condensado), frutas (banana, morango, kiwi, banana, cupuaçu e pitaia), cinco tipos de granola (castanha, banana, light, chocolate) e ainda cereais, leite em pó, Neston, farinha láctea. A nova aposta da marca é o açaí zero adoçado com xilitol, um adoçante natural sem adicionantes químicos. “O açaí é a cada dia mais democrático. Às vezes pode substituir uma refeição e é extremamente saudável”, frisa Rodrigo.

Os sócios Tiago Almeira e Raphael Barboza, à frente do Senhor Açaí, novo empreendimento localizado em Setubal, também apostaram no ramo. “Funcionamos com estrutura reduzida e focados em oferecer produto de qualidade, 100% natural e sem adição de xarope e gelo”, explica Tiago.

Já a clientela do Yasaí, nas Graças, transforma o açaí em sobremesa e tem a opção de incrementar a tigela com 24 diferentes tipos de porções - a partir de R$ 2 cada. São extras de Nutella, Ovomaltine, chantilly, chocolate, doce de leite, amendoim, castanha, Whey Protein e frutas. Um dos mais pedidos é o açaí com mousse de maracujá e paçoca (R$ 14/300 ml). “O açaí combina com tudo e não tem limite de sabores”, explica a empresária Kamila Regis.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
  • Rico em gorduras e carboidrato
  • Fonte de ômega 6 e ômega 9
  • Vitamina E e do complexo B
  • Fibras, proteínas, lipídios
  • Rico em antioxidante
  • Fonte de ferro, cálcio e fósforo
  • Promove saciedade por ser fonte de boas gorduras
  • Ajuda na saúde cardiovascular
Mocinho ou vilão?
Apesar de ser considerado saudável, o açaí é fruta calórica e rica em gorduras. É vital fazer o consumo do alimento sem a adição de açúcares, conforme explica a nutricionista esportiva Amanda Aguiar. “A forma ideal de consumir o açaí é a natural ou batido com frutas. Ele pode substituir uma refeição, mas é preciso acrescentar a proteína. Recomenda-se como pré-treino, pois as calorias podem servir como fonte de energia. Ele está longe de ser uma alternativa light quando se adicionam as porções extras. Quanto menos ingredientes e mais natural for, melhor”.

Serviço
  • Acaí Concept | Rua Carlos Pereira Falcão, 136, Boa Viagem. Telefone: 3040-1884
  • Casa do Pará | Espinheiro, Boa Viagem, Candeias, Piedade. Telefone: 3463-7031
  • Ponto do Açaí | Aflitos, Graças, Boa Viagem, Casa Forte, Piedade, Pina. Telefone: 3033-0055
  • Senhor Açaí | Rua Major Armando de Souza Melo, 400, Boa Viagem. Telefone: 3341-2938
  • Yasaí Graças | Condomínio Galeria Graças Center (Rua Amélia, 373, Graças). Telefone: 3019-1888