Uma viagem pela cozinha andina Restaurantes peruano trazem o gosto do Pacífico e das montanhas com um toque tupiniquim

texto: Débora Eloy | debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/03/2019 03:00

Em uma viagem, para conhecer de fato um lugar, é preciso conhecer também a sua comida típica. A cozinha dos países andinos traz condimentos e ingredientes que lembram a brasileira, mas cada uma com um toque especial. Não é diferente com o Peru. Conhecida por ter mais de cinco mil tipos de batatas diferentes, cada uma para um preparo específico, a culinária peruana se destaca principalmente pela utilização de ají nos pratos, a famosa pimenta peruana.

No Recife é possível encontrar algumas opções para quem deseja provar um pouco da comida peruana. Os principais locais são o Pisco Lounge Bar, o Lima Cocina Peruana e os pioneiros aqui no estado, Chiwake e o Chikama, do chef Biba Fernandes. O principal desafio é trazer o sabor de outras nacionalidades para os pratos locais. Mas, no caso da comida peruana, isso se torna mais fácil, uma vez que vários componentes utilizados por lá são facilmente encontrados aqui como o milho, a batata-doce e o coentro. A macaxeira e a tapioca também são usadas para preparar os pratos e, em alguns casos, dão até um ar mais brasileiro à típica gastronomia da cordilheira.

Esse é um dos atrativos do Chiwake, restaurante localizado na Rua da Hora, Zona Norte do Recife. O chef Biba conta que seu interesse de abrir um local com comida peruana surgiu depois de uma visita a Maceió, onde conheceu o Wanchako, primeiro restaurante de comida peruana do Brasil. “Tínhamos um restaurante de comida japonesa em Porto de Galinhas, o que ajudou na hora de criar o Chiwake, uma vez que, como era eu quem preparava os pratos quentes e o tempero do Peru lembra um pouco a cozinha do Japão, aprender ficou mais fácil”, destaca o chef.

Essa semelhança entre a cozinha andina e a nipônica tem até um nome, a culinária Nikkei. “Mas não são só essas duas nacionalidades que estão representadas. Também coloquei um pouco da culinária brasileira, porque trazer algo totalmente novo é muito arriscado. Uma vez que o brasileiro já tem um costume com o que é consumido aqui e poderia estranhar um tempero diferente”, explica Biba.

Ícone da cozinha peruana e presente também na culinária do Japão, o ceviche é um dos pratos mais conhecidos. Geralmente feito com frutos do mar frescos e crus, o prato é bastante conhecido pelos apreciadores da comida nikkei. “Mas, para quem quer uma opção sem nenhum tipo de carne, criamos um ceviche vegetariano, com banana da terra que acompanha chips de banana da terra e batata doce”, destaca Biba.

As mais diversas regiões do Peru trazem especificações diferenciadas. Na parte litorânea, de onde o chef do Chiwake tirou as suas inspirações, os frutos do mar e pratos mais leves são os mais comuns, assim como no Pisco que também aposta nos peixes no seu menu. “Se eu tivesse que eleger um prato  que simboliza o Chiwake seria o Lima que leva filé de peixe cozido em bisque de moquequinha e camarão grelhado. Acompanha banana-da-terra grelhada, quiabo grelhado, ovas de tapioca em infusão de coentro e farofa de gengibre”, destaca Biba.

Chef Biba
Cozinheiro mesclou sabores andinos, nipônicos e brasileiros em um amálgama único

Serviço

Chiwake
Rua da Hora, 820 - Espinheiro

Chikama
Av. Eng. José Estelita, 1404-1524 - São José

Pisco Lounge Bar
Avenida Conselheiro Aguiar, 2585 - Boa Viagem

Lima Cocina Peruana
Rua Bernardo Guimarães - Santo Antônio