Bruno Vasconcelos
Enviado Especial*
brunovasconcelos.pe@dabr.com.br
Publicação: 13/03/2014 03:00
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Campinas (SP) – Durante o evento (grandioso) de lançamento do novo Corolla, um diretor da Toyota foi questionado sobre o porquê da queda das vendas de sedãs médio no Brasil em 2013 - algo que não acontecia há muito tempo no país. O executivo tinha a resposta na ponta da língua: “Porque muitos brasileiros estavam esperando pela chegada do novo Corolla”, afirmou com um sorriso levemente irônico, quase como se tivesse mandando um “beijinho no ombro” para a concorrência - como canta aquele funk carioca.
Não há comprovação de que esse foi, de fato, o motivo pela redução nas vendas entre os médios. Mas, se foi por isso, 2014 deverá bater recordes de vendas no segmento. Isso porque a 11ª primeira geração do Corolla finalmente chegou. E chegou com força.
Não estamos querendo dizer que só se vai vender Corolla neste ano. Antes que haja uma revolta dos fãs do Honda Civic (líder do segmento nos dois primeiros meses em 2014), é preciso ressaltar que o sedã da Toyota não é perfeito - apesar de cobrar algo perto disso. Os concorrentes têm o que oferecer a mais do que o Corolla em alguns (poucos) aspectos. Isso é fato. Mas o que Civic, Cruze, Sentra, C4 Lounge, Jetta, Linea e 408 não têm (veja mais detalhes na página 2) é o carisma e confiabilidade que a Toyota conseguiu conquistar com o Corolla nos últimos oito anos - quando foi líder do segmento.
Sem querer ensinar o “padre a rezar a missa”, o que as montadoras terão que fazer a partir de amanhã (quando o Corolla chega às revendas) é apontar as ausências no Toyota e dizer que seus modelos podem oferecer mais, cobrando menos - bem menos em alguns casos. A montadora usa como argumento, para o aumento no preço, o incremento de itens de série que não existiam até a geração atual. Tirando esse novo pacote de equipamentos, justificaram os executivos da Toyota, o acréscimo no preço foi, em média, de 2%. Se pegarmos como exemplo o modelo top, o Altis, que até fevereiro era vendido por cerca de R$ 85 mil, verificamos que o salto para R$ 92.900 é bem maior do que de dois pontos percentuais.
Nas próximas páginas vamos detalhar e explicar os motivos que deverão fazer com que o Corolla recupere rapidamente a liderança entre os sedãs médios no Brasil. Se você é um dos tantos que estavam esperando pela chegada do novo Corolla (como acredita o executivo da Toyota), chegou a hora de correr até a concessionária, fazer um test drive e avaliar se valeu a pena os meses de espera. Mas antes, veja nossa avaliação.
* Viajou a convite da Toyota
Saiba mais
Tabela de preços
Corolla GLi manual 1.8
R$ 66.570
Corolla GLi CVT 1.8
R$ 69.990
Corolla XEi CVT S 2.0
R$ 79.990
Corolla Altis CVT S 2.0
R$ 92.900