Geely EX5: a nova aposta chinesa SUV global do Geely Group, que também controla a Volvo, marca o retorno da montadora ao mercado brasileiro em um novo patamar

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 02/08/2025 03:00

Modelo chinês chega em duas versões, a Pro e a Max, com preços sugeridos de R$ 205,8 mil e R$ 225,8 mil (GEELY/DIVULGAÇÃO)
Modelo chinês chega em duas versões, a Pro e a Max, com preços sugeridos de R$ 205,8 mil e R$ 225,8 mil

As ruas brasileiras começam a ganhar um novo modelo a partir deste mês, e ele atende pelo nome de Geely EX5, veículo 100% elétrico da gigante chinesa que também controla marcas como Volvo Cars, Zeekr e Lotus.

O SUV chega em duas versões: EX5 PRO, com preço sugerido de R$ 205.800, e EX5 MAX, custando R$ 225.800. O modelo chega disposto a encarar concorrentes como o BYD Yuan Plus, também chinês e 100% elétrico, mas a disputa com veículos de mesmo porte a combustão não está fora dos planos da Geely.

Visualmente, o veículo global da Geely chama a atenção por suas linhas fluidas, ausência de grade dianteira, ranhuras marcantes no para-choque, faróis de LED estreitos e ligeiramente triangulares e entradas de ar na parte inferior do conjunto. Na parte traseira, lanternas e spoiler são integrados por um conjunto de 274 LEDs.

DIMENSÕES E CAPACIDADES
O modelo mede 4,61 metros (m) de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 461 litros (l) de volume, com os bancos na posição normal, e 1.877 l com os assentos traseiros rebatidos.

Pesando menos de 80 quilos, o conjunto de força elétrico oferece 218 cavalos de potência e 320 Newton-metro (Nm) — 32,6 quilograma-força/metro (kgfm) — de torque, além de aceleração de zero a 100 km/h em 6,9 segundos (s) na versão Pro, e 7,1 s na versão Max. Com uma bateria de 60,22 kWh, o modelo tem autonomia de até 413 km, e a recarga de 30% a 80% da bateria leva 20 minutos em um posto de carregamento com corrente contínua de 100 kW.

O EX5 se destaca pelo conforto interno, que inclui descanso para as pernas do carona, gaveta sob os bancos traseiros e multimídia de 15,4 polegadas (FOTOS: GEELY/DIVULGAÇÃO)
O EX5 se destaca pelo conforto interno, que inclui descanso para as pernas do carona, gaveta sob os bancos traseiros e multimídia de 15,4 polegadas


CONFORTO E COMODIDADE
Internamente, conforto e comodidade são palavras-chave. O assento do motorista tem ajuste elétrico de série. Na versão Max, esses ajustes se estendem ao passageiro do banco dianteiro, que ganha também um apoio para as pernas — a exemplo das classes executivas na aviação e no transporte rodoviário.

Os bancos dianteiros são inteiramente reclináveis e os traseiros, em 35 graus. Sob os bancos traseiros, há ainda um compartimento embutido de 3,2 l e uma gaveta exclusiva de 14 litros. É possível ainda levar até cinco garrafas nas portas dianteiras e três nas traseiras.

TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Uma tela digital de 10,2 polegadas faz as vezes de painel de instrumentos, que é acompanhada de uma central multimídia de 15,4 polegadas. O sistema de infoentretenimento conta com conexão sem fio aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, sistema de navegação nativo e comando de voz que reconhece até 200 comandos em 10 idiomas.

O sistema semi autônomo de assistência ao motorista contempla frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro inteligente, sistemas de alerta de colisão traseira e dianteira, alerta de tráfego cruzado e assistentes de permanência e de manutenção em faixa, entre outros. Na segurança passiva, o carro oferece seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), estrutura com 80% de aço de alta resistência em sua composição e cinco estrelas no teste Euro NCAP.

O modelo começou a desembarcar no país no último mês de junho e os concessionários da rede Renault farão a distribuição no mercado nacional. Neste mês, oito das 23 concessionárias previstas para este ano serão inauguradas.