Vilão do morro abaixo Não é raro o freio do automóvel perder a eficiência na descida de uma ladeira ou serra. Entenda o porquê

Marcus Celestino
veiculos.pe@dabr.com.br

Publicação: 13/03/2014 03:00

Para evitar problemas, desça a serra com a marcha forte engrenada. (INGO BARENSCHEE/VOLKSWAGEN/DIVULGACAO)
Para evitar problemas, desça a serra com a marcha forte engrenada.

O fading é o termo atribuido à perda de eficiência gradativa do sistema de freios devido ao superaquecimento dos seus componentes. Isso se dá durante a frenagem, onde o atrito entre as partes transforma-se em calor. Ou seja, se o freio for utilizado com muita intensidade, freadas fortes na descida da serra em velocidade pouco mais elevada, por exemplo, as chances do superaquecimento aumentam.

Sintomas

O principal, de acordo com um engenheiro da SAE, é a perda da sensação da frenagem. O pedal fica duro e leva o motorista a pensar que o freio do carro acabou, uma sensação de perda de controle do
automóvel. O desespero é inevitável. Por vezes, o psicológico acaba fazendo com que o motorista creia, que está em situação complicada, desista logo da viagem. No entanto, caso consiga aplicar força no pedal quatro vezes maior pode-se obter uma resposta eficiente do sistema.

Motorista deve evitar o superaquecimento dos componentes do sistema (BREMBO/DIVULGAÇÃO)
Motorista deve evitar o superaquecimento dos componentes do sistema

O que fazer?


Nem os avanços tecnológicos evitam o fading sozinhos. Para evitar problemas, desça a serra com a marcha forte engrenada. Pode ser primeira, segunda ou até terceira, dependendo da situação. Dessa maneira o freio motor divide a tarefa com o sistema de freio e evitará que pastilhas, discos e lonas se desgastem mais rapidamente. Se mesmo assim você começar a sentir os sintomas do fading, pare seu carro no acostamento mais próximo. Dessa forma, o sistema irá resfriar mais rápido e você pode voltar a viajar normalmente.

Cuidado com picaretas

Se você for a uma oficina comandada por algum picareta para resolver o “problema” do fading pode se aborrecer. Ele acaba por analisar o veículo, constatar que se trata apenas de um comportamento corriqueiro do automóvel, mas mesmo assim pode recomendar a troca dos componentes do sistema de freio. Tremenda de uma picaretagem a qual você tem que estar atento.