Eduardo Aquino
Publicação: 29/05/2014 03:00
![]() |
Os airbags são uma importante proteção para o rosto e o tórax e podem ser considerados um verdadeiro anjo da guarda de motoristas e passageiros, pois podem reduzir em até 30% o risco de morte em uma colisão frontal direta. Sua principal função é reduzir a quase zero (desacelerar) a velocidade de motorista e passageiro com pouco ou nenhum dano
Como funciona?
Em caso de colisão, sensores de desaceleração e deformação do chassi, na dianteira do veículo, medem o nível da batida. Todo o processo é rápido (inflar e murchar é concluído em cerca de 30 milissegundos, menos de um terço de um piscar de olhos) e extremamente barulhento, pois a explosão parece um tiro e pode causar dano à audição.
Tem que usar cinto
O airbag foi desenvolvido para ser usado em conjunto com o cinto de segurança, para complementar a sua ação. O cinto garante a retenção necessária para que a bolsa inflável venha a atuar com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante em sua direção.
Quando
Eles não são acionados em qualquer tipo de batida, somente em colisões frontais ou com até 30 graus de inclinação, quando há uma forte desaceleração. Ou seja, o parâmetro de controle de acionamento do airbag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e ao risco de lesão grave ou fatal.
Distância
Devido a alta velocidade, deve-se guardar uma distância segura do volante (de 25 cm do centro do volante ao peito do motorista) e do painel (de 40 cm do centro ao peito do passageiro). O cinto é um limitador do movimento das pessoas, evitando que se aproximem demais do airbag, que se abre na direção contrária à do carro.
Óculos
Eles não representam um risco para motorista ou passageiro, mas, para reduzir os riscos de problemas de lesões oculares e orbitárias em pessoas que usam óculos, os estudiosos recomendam sempre usar o cinto de segurança e aumentar a distância mínima para o volante/painel para 35cm e 45cm, respectivamente.
Crianças
Jamais transporte crianças próximas ao airbag no banco, na cadeirinha ou no colo, pois, em caso de acionamento, elas poderão sofrer ferimentos fatais. Alguns veículos têm uma chave para desligar o airbag do lado do passageiro e possibilitar o uso de cadeirinhas.
Tem vencimento?
O manual estabelece um prazo de validade para o airbag de cada veículo, que varia de 15 a 20 anos, dependendo do modelo. Mas as montadoras trabalham com uma margem de segurança. O importante é o motorista saber qual a validade prevista pelo fabricante e ficar de olho na luz do painel.
Posição
O volante deve ser utilizado com as mãos na posição “9h15” e os passageiros jamais devem colocar os pés no painel. Assim, o condutor evita que os braços batam contra o rosto - os ferimentos podem ser maiores se estiver com um relógio. No caso dos pés no painel, o passageiro pode ficar paraplégico.
Reparos
O condutor deve tomar cuidado ao fazer manutenção nos pontos em que estão alojados os airbags, como volante, painel, bancos e teto. O problema maior não é o risco de explosão, que é pequeno, mas se esses reparos não forem feitos por profissionais, pode ocorrer, por exemplo, a ruptura de um cabo.
Para-brisa
Pode parecer estranho, mas ele influencia no funcionamento do airbag, pois é um dos responsáveis por sustentar a bolsa inflável. Se, em caso de troca, o para-brisa for mal fixado, automaticamente ele será arremessado na explosão e comprometerá a segurança de motorista e passageiro.