Na garupa e sem estresse
Atente para as dicas de segurança quando pilotar sua moto com alguém na garupa
Caio Wallerstein
Publicação: 09/10/2014 03:00
![]() | |
Gleison Santana (piloto) ficou mais cuidadoso com passageiros depois de acidente de amigo motociclista |
Desde o momento de embarque, é necessário que o carona observe alguns pontos. O primeiro é o lado em que fica o cano de escape. Subir na moto por este lado pode causar uma queimadura ou algum tipo de lesão. O instrutor de pilotagem Moab Barros completa: “Após a subida, o garupa deve manter os pés fora do chão e posicionados na pedaleira. Também é importante verificar se o condutor está com os dois pés apoiados no momento do embarque”. E depois que a moto partir, nada de segurar no ombro do motorista: “O certo é segurar na cintura ou na alça traseira da moto”. A vestimenta a ser usada é a mesma que é recomendada ao piloto: jaqueta, calça, capacete, luvas e calçados apropriados.
O piloto, por sua vez, deve observar as mudanças que a adição de uma pessoa traz. Fábio Magnani, professor universitário e motociclista, explica algumas delas: “O peso da motocicleta aumenta e é redistribuído, ficando mais concentrado na parte traseira. Além disso, os pneus se deformam mais a longo prazo”. Para quem costuma levar pessoas ou cargas na garupa com frequência, a dica é sempre ficar de olho no estado de conservação dos pneus. A calibragem do pneu de trás também tende a variar. Por este motivo, é aconselhável procurar no manual da motocicleta qual o nível adequado de calibragem. Já os espelhos, com a mudança no peso, podem ficar desregulados. Antes de dar partida, o piloto deve prestar atenção e ajustar a regulagem.
Olha a curva
Na hora da curva, a atenção precisa ser redobrada, pois a inclinação da moto com um passageiro é diferente. “A dinâmica da moto se modifica e o piloto precisa perceber isso. A curva fica diferente, por conta do peso. O passageiro precisa confiar no condutor e acompanhar seu movimento durante a curva”, diz Fábio. Também não se deve tentar controlar ou mudar a inclinação. Isso tem que ser feito pelo motorista e qualquer mudança de inclinação por parte do passageiro pode implicar em um problema maior.
Por fim, o consumo do veículo fica mais elevado, como diz Fábio: “O aumento do peso exige maior aceleração, aumentando o consumo de combustível”. Situações em que o motor é mais exigido (subidas, por exemplo) requerem uma força maior no acelerador. Estar com um bom nível de combustível na motocicleta é uma dica para quem não quer passar por problemas enquanto transporta uma carona.
1- Segurar na cintura do piloto
2- Subir pelo lado oposto ao do escape
3- Manter os pés na pedaleira
4- Acompanhar o movimento do condutor
Saiba mais...
O perigo sempre existe