HONDA CBR 300R » Pequena notável

Téo Mascarenhas
veiculos.pe@dabr.com.br

Publicação: 25/01/2015 03:00


Com visual inspirado na prima superesportiva maior, CBR 1000RR Fireblade, a CBR 300R vai desembarcar no Brasil. A pequena esportiva vai chegar, ainda sem data definida, para substituir a irmã menor, CBR 250R. A nova moto será importada, mas, se o volume de vendas compensar, poderá ser produzida aqui. A CBR 300R é uma evolução do modelo menor, com ajustes no motor para ganhar maior capacidade, potência e torque, porém mantém a mesma base mecânica.

As esportivas de baixa cilindrada exercem fascínio em um  público mais jovem, que está subindo o primeiro degrau na categoria. Elas também fidelizam o consumidor, para que nos degraus seguintes continuem com a marca. A CBR 300R representa este passo, mas conta com forte concorrência no Brasil, da Kawasaki Ninja 300 e da nova Yamaha R3 (ainda fora do Brasil).

O motor da CBR 300R tem apenas um cilindro. Em comparação com o da CBR 250R, do qual é derivado, ganhou maior curso no pistão, passando para 286 cm3. Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, desenvolve 30,86 cv a 8.500 rpm e torque de 2,8 kgfm a 7.25 0rpm. O “argumento” é que a potência e o torque aparecem em rotações mais baixas, proporcionando reacelerações e retomadas mais vigorosas.

O visual é esportivo, com desenho clonado da linha superesportiva CBR. O farol duplo e a carenagem integral tampando o motor têm linhas para gerar, propositalmente, dúvidas quanto ao tamanho. Uma estratégia para tentar transformar a pequena em grande, embora, na prática, o “disfarce” não se sustente.