Sete galo ianque Harley-Davidson XG 750 Street inaugura novo segmento na lendária marca norte-americana, também de olho no Brasil

Téo Mascarenhas

Publicação: 11/01/2015 03:00

A posição de pilota gemé mais natural,mas as pernas ficam ligeiramente dobradas (RA/EM/D.A PRESS)
A posição de pilota gemé mais natural,mas as pernas ficam ligeiramente dobradas

Miami (Estados Unidos) - A Harley-Davidson, sinônimo de enormes modelos estradeiros, chutou o balde. Além de modernizar a linha clássica, também diversificou a gama, lançando uma plataforma de novas motos, batizadas de Street, com motorização de 500 cm3 e 750 cm3, destinadas ao uso diário e urbano, para um público mais jovem e com a conta bancária menos recheada. As motos são idênticas, com visual baseado no modelo mais esportivo V-Rod 1200. As diferenças ficam no tamanho do motor, totalmente novo, chamado de Evolution X, por meio de simples ajustes no curso dos pistãos.

Pelo menos, uma das marcas registradas da montadora foi mantida. Os dois cilindros em V, só que inclinados a 60 graus e dotados de refrigeração líquida. As motos vão desembarcar no Brasil via Manaus. Porém, com ajustes para eliminar singelezas de acabamento para manter o prestígio das irmãs maiores.

Como os dois modelos são praticamente idênticos, a diferença de preço (ainda não estabelecida para o Brasil) deve ser reduzida. Na hora de andar, a “sete galo” da Harley (como são popularmente chamadas as motos 750, em função de um jogo clandestino que relaciona bichos e números), acelera forte, mas é necessário manter o motor mais cheio para não haver trancos nas retomadas. A refrigeração líquida, porém, deixa o funcionamento mais suave.

A posição de pilotagem privilegia o conforto, com banco largo e em dois níveis. O guidão mais alto proporciona postura mais em pé e relaxada, mais adaptada para percursos urbanos. As pedaleiras, entretanto, estão mais recuadas e altas, deixando as pernas excessivamente dobradas, mas isso facilita na hora das curvas, já que evita as raspadas no chão. O sistema ABS não é vendido nem como opcional. Mas o disco simples e ventilado na dianteira, mesma solução da traseira, dá conta do recado.
Visual

O câmbio de seis marchas tem engates menos ruidosos e mais precisos. E a transmissão final por correia, mais silenciosa e duradoura, foi adotada. O visual segue a linha mais descolada para o público que está entrando no segmento. Nada de profusão de cromados, ou para-lamas envolventes, ou resquícios explícitos de um estilo mais retrô. O painel é simplório.

*Viajou a convite da Harley-Davidson