Para rebaixar com estilo
Alterar a suspensão do veículo necessita de dinheiro, tempo e dedicação. Entenda como deve ser o processo de documentação e mecânico
Débora Eloy
Especial para o Diario
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 25/02/2016 03:00
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David Gimenes é fã de carros rebaixados e também é especialista na customização da suspensão |
O mecânico diesel, Will Silva, explica o que fazer para operacionalizar a personalização. “Primeiro, você precisa levar o veículo ao Detran para emitir uma nota de serviço e suspensão. Depois no Inmetro, onde será feita uma vistoria e emitido um laudo para ser entregue ao Detran”. O custo desta etapa é de R$ 450, mas também terá que desembolsar para retirar um novo documento especificando que o carro foi rebaixado.
O dono da Recife Customs, David Gimenez, explica que as alterações variam de acordo com o tipo do carro. “Mas as principais peças alteradas são as molas e os amortecedores. Há motoristas que trocam também a caixa de rodas e, dependendo do tamanho do carro, até a caçamba”, relata David, que também faz parte do grupo #DiadeRole. Os fãs dos rebaixados desfilam toda sexta-feira, sem destino programado, mas é possível acompanhar as novidades através da página no Facebook.
Gustavo Campelo, promotor de eventos e consultor de vendas, rebaixou seu possante por três anos, mas desistiu da moda por questões financeiras. “Além dos gastos com a emissão do documento, só com o jogo de mola e as suspensões gastei em torno de R$ 700. Sem falar no conjunto de pneus e na troca das caixas de rodas”, lembra. Claro que ele curtiu muito bem o período, mas... “É como meu pai diz: ‘é bonito, mas dá trabalho’”. A multa para quem não regularizar a documentação é de R,69 e mais cinco pontos na CNH. Vale ressaltar que vários seguros não cobrem veículos com este tipo de alteração.
Suspensão
É o sistema que absorve as irregularidades do solo, oferecendo estabilidade e preservando a estrutura do carro. Em geral as montadoras adotam um ajuste que deixa o carro mais confortável para não sacudir tanto os passageiros na passagem dos desníveis. Há três tipos de suspensão, segundo David Gimenez, da Recife Custom: a) suspensão fixa, quando são trocadas molas e amortecedores por uma com um curso menor, mais pressurizada, que custa a partir de R$ 800; b) suspensão de rosca, regulável com um conjunto de molas e amortecedores trabalhados, que fazem com que a altura do carro seja facilmente modificada com um macaco, com preços de R$ 1.100 em diante; c) suspensão de ar, mais sofisticada, na qual bolsas de borracha substituem as molas na suspensão e um conjunto de mangueiras, compressor, cilindro e solenóides faz com que a altura do carro seja regulada com o simples toque do botão. Podendo ser regulado com o carro em movimento, com valor acima de R$ 2.500.
Serviço
Inmetro
Fone: (81) 3184-4700
Detran
Fone: (81) 3453-1514
Recife Customs
Onde: Rua Professor Hélio Brandão, 137, Ipsep
Fone: (81) 98417-7166
GL Car
Onde: Avenida Recife, 3370,
Ipsep, Recife-PE
Fone: (81) 3472-3947
Race Rodas
Onde: Estrada dos Remédios,
656, Afogados
Fone: (81) 3422-0365
Saiba mais
1 - Agende uma visita ao Detran para poder, na visita, com o carro original, receba a nota de serviço e suspensão;
2 - Depois, dirija-se ao Inmetro, na Av. Professor Luís Freire, 900, curado, para fazer a vistoria prévia do veículo e liberá-lo para reforma. É importante agendar a visita com antecedência.
3 - Vá a uma oficina especializada e escolha o tipo de suspensão para fazer as alterações.
4 - Depois das alterações feitas, o carro precisa voltar ao Inmetro para serem feitos os testes de suspensão e medição.
5- Tudo liberado pelo Inmetro, o condutor só precisa agora dar entrada em uma nova documentação constando a alteração do carro.