CIVIC TYPE R » Esportista recordista enfrenta cinco autódromos

Publicação: 16/06/2016 03:00

Hatchback foi desenvolvido com DNA de corrida e percorre pistas europeias (HONDA/DIVULGAÇÃO)
Hatchback foi desenvolvido com DNA de corrida e percorre pistas europeias
A Honda ousa e aposta todas as fichas no seu hatchnack. Colocou o  Civic Type R  para correr nas cinco pistas clássicas da Europa: Silverstone, Spa-Francorchamps, Monza, Estoril e Hungaroring. O objetivo era fazer medições de tempo na tentativa de quebrar recordes consecutivos. O carro de produção utilizado era totalmente original. A ideia foi promover o hatchback como líder em performance na categoria e para isso a velocidade foi explorada ao máximo. A inspiração veio da volta recordista do Type R em Nürburgring, famoso autódromo da Alemanha, em maio de 2014.

Os testes começaram em Silverstone, na Inglaterra, em abril. O primeiro piloto escalado para dar a largada nessa empreitada foi vencedor por três vezes do Campeonato Britânico de Turismo (BTCC), Matt Neal. A primeira volta do campeão, em pista molhada, registrou 2 minutos e 44,45 segundos, mas ele não ficou satisfeito com o resultado e correu mais uma vez em pista seca. Desta vez, o tempo foi de 2 minutos e 31,85 segundos.

O segundo autódromo visitado foi o icônico Spa-Francorchamps, na Bélgica. A pista traz a famosa curva Eau Rouge e foi enfrentada por Rob Huff, que completou o percurso em 2 minutos e 56,91 segundos. A Itália teve em seu histórico autódromo de Monza a terceira parada do City Type R. Dessa vez quem pilotou o hatch foi o húngaro Norbert Michelisz, que faz parte do time da Honda no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC). Após concluir a volta e passar pela famosa curva Parabolica, Norbert fechou o tempo em 2 minutos e 15,16 segundos.

A expectativa estava concentrada para o desafio na Hungria com o piloto Tiago Monteiro, porém um acidente durante a etapa alemã deixou a estrela da Honda fora de ação. Quem tomou o lugar de Tiago foi Bruno Correia, que fechou o tempo em 2 minutos e 4,08 s, quebrando outro recorde.  

Honda Civic Type R
Em seu lançamento na Europa, há um ano, o Honda Civic Type R foi desenvolvido com DNA de corrida, sendo o primeiro automóvel do mundo a utilizar o novo motor 2.0 VTEC turbo e tecnologias de chassi pioneiras. O modelo tem motor a gasolina transversal com 1.999 cilindradas de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro que entrega 310 cv a 6.500 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, chegando a velocidade máxima de 270 km/h. O carro não é oferecido no Brasil.