Chuva, pesadelo dos motoristas Durante o inverno pernambucano, os motoristas acabam enfrentando vários problemas nas vias alagadas pelas chuvas. Confira alguns cuidados a tomar quando seu carro tiver que encarar uma inundação

Igor Fonseca

Publicação: 21/06/2025 03:00

 (PEDRO IVO BERNARDES)


Durante o inverno pernambucano, que acabou de começar oficialmente na última sexta-feira (20), os motoristas enfrentam mais dificuldades nas ruas e avenidas, muitas vezes tomadas por alagamentos provocados pelas chuvas. E quem dirige sabe o que uma inundação pode causar.

Por isso, o DP Auto ouviu especialistas para orientar o condutor pernambucano sobre como agir durante e após uma situação de alagamento.

Um dos conselhos mais repetidos entre condutores em situações de alagamento é: “coloque o carro em primeira marcha e desligue o ar-condicionado”. Mas será que isso realmente funciona?

PRECAUÇÕES
Segundo Aletéia Abreu, da Maxtroc Centro Automotivo, essa técnica é eficaz, pois ajuda a evitar que o motor aspire água. “É ideal que o nível não passe da metade do pneu. Quando o condutor acelera e mantém a água longe do cano de escape, sem trocas de marchas ou, no caso dos automáticos, mantendo uma velocidade constante, evita-se que a água seja sugada pelo motor”, explica.

Robson Henrique, mecânico da Fiori de Afogados, acrescenta que a rotação do motor deve ser  mantida entre 1.500 e 2.000 RPM e desligar o ar-condicionado. “No caso dos automáticos, o ideal é colocar o câmbio na função manual, deixar em primeira, manter essa faixa de rotação e também desligar o ar”, explica. 

O diretor de pós-venda do Grupo Parvi, Douglas Albuquerque, destaca a importância de evitar frenagens bruscas após atravessar áreas alagadas. “Após sair do trecho alagado, deve-se evitar frenagens bruscas. Isso ajuda a evitar possíveis danos causados por atritos com dejetos e o choque térmico em discos e pastilhas de freio, que podem causar deformações excessivas ou até trincas”, ressalta.

Dica é evitar que a água ultrapasse o meio da roda. Maior dano causado pela água é o calço hidráulico (FOTOS: PEDRO IVO BERNARDES)
Dica é evitar que a água ultrapasse o meio da roda. Maior dano causado pela água é o calço hidráulico


Redução de prejuízos

Mesmo com esses cuidados, o veículo ainda pode enfrentar problemas após passar por uma área inundada. Então, o que o dono do carro pode fazer para minimizar os prejuízos?

Especialistas alertam que o mais importante é não subestimar os riscos invisíveis. Mesmo que o carro pareça estar funcionando normalmente após atravessar um alagamento, danos internos e silenciosos podem surgir depois. Por isso, é essencial observar sinais incomuns — como barulhos diferentes ou luzes acesas no painel — e levar o veículo a uma oficina de confiança o quanto antes.

Tanto Douglas quanto Aletéia explicam que um dos maiores problemas causados pela água é o calço hidráulico.

Segundo Douglas, o sistema de admissão — responsável por captar, filtrar e direcionar o ar para o interior do motor — pode ser severamente afetado. “Se a água for aspirada pelo filtro de ar e entrar pelo duto de admissão, pode ocorrer o calço hidráulico, que trava o motor”, alerta.

“Como os motores a combustão têm uma relação precisa entre ar, óleo e combustível, o maior risco ao transitar em vias alagadas é a aspiração de água, gerando o calço hidráulico. Componentes como o eletroventilador do motor também tendem a não suportar o peso da água”, reforça Aletéia.