As estrelas do Salão
De supermáquinas e conceitos, a mostra automotiva de São Paulo promete boas revelações para o mercado brasileiro
Publicação: 23/10/2016 03:00
Respirando para sair da crise, o mercado automotivo suspira com a chegada do 29º Salão, em novembro. As novidades expostas prometem conquistar os consumidores, mas o evento irá apresentar também conceitos bem futuristas, que enchem os olhos do visitante mais curioso. Mesmo com a expectativa de um espaço maior para abrigar o Salão, o número de montadoras presentes é menor do que a edição passada, em 2014. Fabricantes como Volvo e JAC não estarão presentes. Confira algumas máquinas que estarão por lá.
Audi R8
Apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra, ano passado, agora é a vez do Audi R8 figurar pelo Brasil. Na Europa é comercializado nas versões V10 e V10 Plus. Todo esse atraso foi responsabilidade das unidades anteriores que ainda estavam em estoque por aqui. O R8 é um dos poucos carros no mundo que é vendido com o potente motor V10. Isso faz com que o propulsor de 5.2 litros seja responsável por desenvolver 610 cv com um torque de 55 kgfm. A velocidade máxima do modelo é de 317 km/h e a aceleração possibilita ir de 0 km/h a 100 km/h em 3,5 segundos.
Chevrolet Cruze Sport6
Apresentado pela primeira vez em janeiro deste ano, o modelo foi destaque da Chevrolet no Salão de Detroit e agora será atração em São Paulo. O hatch segue a mesma reestilização do sedã, que deve chegar primeiro às concessionárias, enquanto o Sport6 somente em 2017. Segundo a montadora, o novo Cruze terá a opção de motor 1.4 turbo e por consequência disso e das novas tecnologias o preço no mercado deve aumentar.
Chrysler Pacifica
Outro que debutou no Salão de Detroit foi a minivan Pacifica, da Chrysler. O modelo, confirmado pela FCA para novembro em São Paulo, chega para ficar no lugar da Town & Country. A novidade estreia nas lojas somente no ano que vem. Ainda não foram revelados detalhes para a versão destinada para o mercado nacional, mas levando em consideração a T&C, somente a topo de linha Limited deve ser importado. A motorização deve ser o já conhecido 3.6 V6 Pentastar, que entrega 296 cv de potência e 36,2 kgfm de torque. Já o câmbio deve ser automático de nove marchas com tração dianteira.
Citroën Aircross Concept
Na gama dos conceitos, a Citroën vai apresentar seu novo Aircross. O modelo já deu as caras no Salão de Xangai. A aposta é na tecnologia, que conta com um console que pode ser retirado e passado entre os ocupantes, como um tablet, além de poder ser controlado através de gestos que são lidos através de um sensor no painel. A conectividade não foi deixada de lado, o conceito possui webcans nas laterais, do lado de fora, que captam os momentos e podem ser registrados através das redes sociais. A motorização é híbrida plug-in, com um motor elétrico de 95 cv, cuja bateria pode ser recarregada em tomada comum, e um a combustão, de 1.6 litro THP de 218 cavalos. A autonomia no modo 100% elétrico é de 50 km.
Fiat Toro 2.4
Essa promessa da Fiat era muito esperada pelos fãs da Toro. Os consumidores da picape estavam sentindo falta de uma versão intermediária entre a 1.8 flex Freedom e a 2.0 Diesel Volcano. Por isso a novidade da montadora para o Salão de São Paulo será um modelo com a motorização 2.4 Tigershark que desenvolve 184 cv de potência e 24,2 kgfm de torque a 3,9 mil rpm. Essa nova opção terá apenas câmbio automático de nove marchas e tração dianteira. O preço ainda não foi revelado, mas deve custar em torno de R$ 100 mil reais.
Ford Ranger Wildtrack
Sem previsão de vendas por aqui, a Ford vai mostrar a versão Wildtrack no Salão de São Paulo. O modelo, que tem uma proposta off-road e já é comercializado na Europa, Ásia e Austrália, foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt no final do ano passado. O interior chama a atenção pelos bancos com detalhes na cor laranja, também encontrada no painel, no volante e nas portas. O motor debaixo do capô é o 3.2 Turbodiesel de 200 cv de potência com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Hyundai Creta
A Hyundai revelou a produção do compacto Creta no mercado nacional. Em imagens divulgadas pela montadora, dá para se ter uma ideia de como ele irá rodar por aqui, com design exclusivo para os brasileiros, com mudanças nos faróis de neblina e no grafismo das lanternas traseiras, em relação ao modelo global. Mesmo chegando atrasado para o segmento no país, o modelo vai disputar com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Ford EcoSport, entre outros. O utilitário será produzido em Piracicaba (SP) e comercializado a partir de 2017. O modelo irá sofrer algumas modificações para se enquadrar no gosto dos brasileiros. A intenção é aliar a atualização do design da marca com a preferência nacional, como ocorreu com o HB20. Mesmo compartilhando a linha de montagem com o compacto, o Hyundai Creta apresenta plataforma diferente. Enquanto o HB20 deriva do i20, o SUV se baseia na estrutura do sedã Elantra. A motorização e o câmbio também serão diferentes entre o utilitário e o modelo mais vendido da marca no Brasil.
Jaguar F-Type SVR
Desde setembro a Jaguar já havia confirmado o F-Type SVR no Salão de São Paulo, juntamente com sua versão preparada que já começaram em regime de pré-venda durante o evento. O modelo estará equipado com um motor V8 5.0 Supercharged com 575 cavalos de potência e 71,3 kgfm de torque. Essa configuração faz o carro ir de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos com velocidade máxima de 321 km/h.
Suzuki Vitara
Desde a versão de entrada, o Vitara conta, de fábrica, com airbag duplo, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, volante com regulagem de altura e profundidade e rodas de liga leve de 16 polegadas. A topo de linha, 4Sport, conta com 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e partida do motor sem chave. O modelo chega às concessionárias a partir de primeiro de novembro. A versão mais cara apenas em dezembro.
Peugeot 300
A nova versão do 3008 foi apresentada na Europa, no Salão de Paris, pela Peugeot. Mostrado com linhas mais ousadas e tecnologia i-cockpit, o SUV tem a frente verticalizada e mais alta. O capô tem frisos e a ampla grade conta com elementos cromados, além do leão, símbolo da marca, logo ao centro. Para acrescentar na segurança, o utilitário apresenta sistema antipatinagem com cinco modos de aderência.
Audi R8
Apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra, ano passado, agora é a vez do Audi R8 figurar pelo Brasil. Na Europa é comercializado nas versões V10 e V10 Plus. Todo esse atraso foi responsabilidade das unidades anteriores que ainda estavam em estoque por aqui. O R8 é um dos poucos carros no mundo que é vendido com o potente motor V10. Isso faz com que o propulsor de 5.2 litros seja responsável por desenvolver 610 cv com um torque de 55 kgfm. A velocidade máxima do modelo é de 317 km/h e a aceleração possibilita ir de 0 km/h a 100 km/h em 3,5 segundos.
Chevrolet Cruze Sport6
Apresentado pela primeira vez em janeiro deste ano, o modelo foi destaque da Chevrolet no Salão de Detroit e agora será atração em São Paulo. O hatch segue a mesma reestilização do sedã, que deve chegar primeiro às concessionárias, enquanto o Sport6 somente em 2017. Segundo a montadora, o novo Cruze terá a opção de motor 1.4 turbo e por consequência disso e das novas tecnologias o preço no mercado deve aumentar.
Chrysler Pacifica
Outro que debutou no Salão de Detroit foi a minivan Pacifica, da Chrysler. O modelo, confirmado pela FCA para novembro em São Paulo, chega para ficar no lugar da Town & Country. A novidade estreia nas lojas somente no ano que vem. Ainda não foram revelados detalhes para a versão destinada para o mercado nacional, mas levando em consideração a T&C, somente a topo de linha Limited deve ser importado. A motorização deve ser o já conhecido 3.6 V6 Pentastar, que entrega 296 cv de potência e 36,2 kgfm de torque. Já o câmbio deve ser automático de nove marchas com tração dianteira.
Citroën Aircross Concept
Na gama dos conceitos, a Citroën vai apresentar seu novo Aircross. O modelo já deu as caras no Salão de Xangai. A aposta é na tecnologia, que conta com um console que pode ser retirado e passado entre os ocupantes, como um tablet, além de poder ser controlado através de gestos que são lidos através de um sensor no painel. A conectividade não foi deixada de lado, o conceito possui webcans nas laterais, do lado de fora, que captam os momentos e podem ser registrados através das redes sociais. A motorização é híbrida plug-in, com um motor elétrico de 95 cv, cuja bateria pode ser recarregada em tomada comum, e um a combustão, de 1.6 litro THP de 218 cavalos. A autonomia no modo 100% elétrico é de 50 km.
Fiat Toro 2.4
Essa promessa da Fiat era muito esperada pelos fãs da Toro. Os consumidores da picape estavam sentindo falta de uma versão intermediária entre a 1.8 flex Freedom e a 2.0 Diesel Volcano. Por isso a novidade da montadora para o Salão de São Paulo será um modelo com a motorização 2.4 Tigershark que desenvolve 184 cv de potência e 24,2 kgfm de torque a 3,9 mil rpm. Essa nova opção terá apenas câmbio automático de nove marchas e tração dianteira. O preço ainda não foi revelado, mas deve custar em torno de R$ 100 mil reais.
Ford Ranger Wildtrack
Sem previsão de vendas por aqui, a Ford vai mostrar a versão Wildtrack no Salão de São Paulo. O modelo, que tem uma proposta off-road e já é comercializado na Europa, Ásia e Austrália, foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt no final do ano passado. O interior chama a atenção pelos bancos com detalhes na cor laranja, também encontrada no painel, no volante e nas portas. O motor debaixo do capô é o 3.2 Turbodiesel de 200 cv de potência com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Hyundai Creta
A Hyundai revelou a produção do compacto Creta no mercado nacional. Em imagens divulgadas pela montadora, dá para se ter uma ideia de como ele irá rodar por aqui, com design exclusivo para os brasileiros, com mudanças nos faróis de neblina e no grafismo das lanternas traseiras, em relação ao modelo global. Mesmo chegando atrasado para o segmento no país, o modelo vai disputar com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Ford EcoSport, entre outros. O utilitário será produzido em Piracicaba (SP) e comercializado a partir de 2017. O modelo irá sofrer algumas modificações para se enquadrar no gosto dos brasileiros. A intenção é aliar a atualização do design da marca com a preferência nacional, como ocorreu com o HB20. Mesmo compartilhando a linha de montagem com o compacto, o Hyundai Creta apresenta plataforma diferente. Enquanto o HB20 deriva do i20, o SUV se baseia na estrutura do sedã Elantra. A motorização e o câmbio também serão diferentes entre o utilitário e o modelo mais vendido da marca no Brasil.
Jaguar F-Type SVR
Desde setembro a Jaguar já havia confirmado o F-Type SVR no Salão de São Paulo, juntamente com sua versão preparada que já começaram em regime de pré-venda durante o evento. O modelo estará equipado com um motor V8 5.0 Supercharged com 575 cavalos de potência e 71,3 kgfm de torque. Essa configuração faz o carro ir de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos com velocidade máxima de 321 km/h.
Suzuki Vitara
Desde a versão de entrada, o Vitara conta, de fábrica, com airbag duplo, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, volante com regulagem de altura e profundidade e rodas de liga leve de 16 polegadas. A topo de linha, 4Sport, conta com 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e partida do motor sem chave. O modelo chega às concessionárias a partir de primeiro de novembro. A versão mais cara apenas em dezembro.
Peugeot 300
A nova versão do 3008 foi apresentada na Europa, no Salão de Paris, pela Peugeot. Mostrado com linhas mais ousadas e tecnologia i-cockpit, o SUV tem a frente verticalizada e mais alta. O capô tem frisos e a ampla grade conta com elementos cromados, além do leão, símbolo da marca, logo ao centro. Para acrescentar na segurança, o utilitário apresenta sistema antipatinagem com cinco modos de aderência.